Uma empresa que lucra milhões de dólares poderia ficar sem pagar impostos? Dificilmente não, mas é isso o que acontece com a Apple na Inglaterra. Uma matéria publicada no Financial Times mostra que empresa de Cupertino passou 2012 inteiro sem deixar taxas referentes aos ganhos de suas três subsidiárias no Reino Unido: Apple Retail UK, Apple Europe e Apple.

Entre as práticas utilizadas pela Apple para fugir dos tributos, estão as deduções fiscais concedidas por causa de premiações a funcionários — gerando um total de 27,7 milhões de libras em deduções, somente em 2012. Como foi mostrado no Huffington Post, o lucro total da empresa no mesmo ano foi de 78 milhões de libras, livres de qualquer embargo fiscal. Isso significa que nada foi deixado aos cofres públicos da Inglaterra.

Se for confirmada uma prática ilegal da Apple, é possível que em breve vejamos a empresa de Cupertino nos tribunais da União Europeia, lutando contra acusações referentes à sonegação de impostos. Por enquanto, não há indícios de que a prática de envio dos lucros para a Irlanda faça parte realmente de um esquema de evasão fiscal.

Cupons de desconto TecMundo: