Problemas em API do Android podem ser responsáveis pelo consumo excessivo de bateria

1 min de leitura
Imagem de: Problemas em API do Android podem ser responsáveis pelo consumo excessivo de bateria

(Fonte da imagem: Reprodução/SoyaCincau)

Entre as fontes de reclamações que mais incomodam quem possui um smartphone Android está a bateria dos aparelhos da categoria. Não é incomum encontrar gadgets que precisam ser recarregados constantemente devido ao gasto excessivo de energia por parte de alguns aplicativos disponíveis para a plataforma da Google.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Segundo uma pesquisa realizada pela Purdue University, o alto consumo energético pode ser explicado por problemas em uma API do sistema operacional. Ao usar mal o recurso que permite a alguns programas continuar operando quando um dispositivo entra em repouso, muitos desenvolvedores estão contribuindo para acabar mais rapidamente com a bateria de smartphones e tablets.

O estudo analisou o comportamento de 187 aplicativos, dos quais 42 apresentaram algum tipo de problema. A expectativa é que um único programa com o tipo possa drenar completamente a energia de um dispositivo eletrônico em aproximadamente cinco horas.

Para acabar com o problema, a universidade disponibilizou um compilador capaz de determinar se um aplicativo sofre ou não com uma má programação da API. A expectativa é que isso reduza em muito o número de bugs dos softwares disponíveis na plataforma, garantindo um maior tempo de uso dos aparelhos em que eles estão instalados.

Fonte: Purdue University

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.