Nokia reafirma apoio ao Symbian

1 min de leitura
Imagem de: Nokia reafirma apoio ao Symbian

(Fonte da imagem: Nokia)

Em uma carta aberta publicada na última sexta-feira (25 de março) no forum online da Nokia, a vice-presidente da companhia, Purnima Kochikar, reafirmou o compromisso da empresa com a plataforma Symbian. Apesar do foco da área de smartphones para os próximos anos ser o Windows Phone, os próximos anos reservam várias mudanças para o antigo sistema operacional.

Segundo o comunicado, a Nokia pretende investir no lançamento de diversos aparelhos Symbian até o fim de 2012, com melhorias de hardware que possibilitam uma maior capacidade de processamento e gráficos melhores. O foco destes dispositivos serão serviços de imagem e localização pessoal.

Para junho de 2011, está programado o lançamento de uma nova versão do sistema operacional, que inclui uma nova tela principal e ícones reformulados. Além disso, o navegador de internet foi reformulado, assim como o visual da Ovi Store e do Ovi Maps, que ganha opções de integração com diversas redes sociais.

Ciclo de vida do Symbian

A vice-presidente da Nokia também aproveitou o comunicado para esclarecer os boatos que davam conta do fim da morte do Symbian. Segundo ela, o sistema operacional deve continuar tendo suporte ativo até o momento em que o Windows Phone consiga se estabelecer como um nome forte no mercado.

Mercados como a China, Índia, Russia e Turquia, nos quais o Symbian é o sistema operacional dominante, devem continuar recebendo aparelhos com ele durante um bom tempo. Devido às dificuldades que a transição para a plataforma da Microsoft deve enfrentar em alguns locais do mundo, a Nokia está preparada para adotar estratégias diferentes conforme o mercado consumidor.

Com isso, segundo a vice-presidente, estabelecer uma data para a morte do sistema operacional se torna uma tarefa muito difícil. No fim do comunicado, a empresa reafirma seu compromisso de oferecer suporte a todos seus consumidores, além de meios para que a transição para aparelhos com o Windows Phone seja a maior confortável possível.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.