Novos Eletrônicos: celular Nokia N97

3 min de leitura
Imagem de: Novos Eletrônicos: celular Nokia N97

O futuro dos celulares parece estar convergindo para as telas Touch (sensíveis ao toque), e com a Nokia a situação não é diferente, já que a companhia recentemente lançou um novo modelo: o N97, que além de ter sua frente inteiramente coberta por gloriosas três polegadas e meia da tecnologia, ainda oculta em seu interior um teclado QWERTY completo que pode ser deslizado para fora a qualquer hora.

Apesar de menor do que a dos iPhones, ela possui uma resolução consideravelmente mais alta (360x640 pixels) e suporte para reconhecimento da escrita. O sistema é baseado na quinta versão do Symbian s60, ainda bem recente e imatura, portanto a otimização para a navegação apenas por toques com o dedo ainda não é ideal como no OSX da Apple, por exemplo, mas já dá conta do recado.

Antes de continuarmos com os detalhes deste verdadeiro "monstro" de bolso, vamos a tabela com os dados técnicos básicos:

Aparelho fechado

RedeGSM 850 / 900 / 1800 / 1900
Tamanho11,7 x 5,53 x 1,59 cm
Peso150 gramas
TelaTouchscreen - 16M de cores
3,5 polegadas / 360x640 pixels
Bluetooth2.0 com A2DP
Wi-FiSim
3GHSDPA / 3,6 Mbps
Câmera5 MP / Carl Zeiss / Auto Foco / Flash LED
Vídeos @ VGA - 30 FPS
Acelerômetro
Sim
Sensor de proximidade
Sim
GPS
Sim


JavaSim
FlashSim
Pocket Office
Sim


Bateria
Até 432h (2G) / 408 (3G)
9h e 30m em conversação / 40h com música

Imagens e vídeos impecáveis

O N97 também é ligeiramente maior que os concorrentes (ainda assim mais fino que o XPERIA X1, da Sony Ericsson), mas o fato é compensado por uma imensidão de recursos e funcionalidades extras: 5 MP de câmera — com lentes Carl Zeiss, auto-foco, cobertura protetora retrátil, Flash em formato LED e luz de vídeo —, capazes de gravar vídeos em resolução VGA a 30 quadros por segundo.

Teclado para fora

A qualidade de suas imagens está assegurada!

Memória de peso!

Seu peso também está de acordo com os outros da categoria, girando em torno de 150 gramas, mas dentro desta quantia estão nada mais nada menos do que 32 GB de memória de armazenamento, direto da caixa e sem necessidade de cartões de expansão! É espaço de sobra para você carregar todos os seus arquivos e, se ainda desejar, até mesmo filmes prediletos para curtir durante as viagens e folgas.

Se mesmo assim você se sentir insatisfeito, apele para o slot de expansão, que suporta mais um cartão de até 16 GB.

Em toda sua poseLocalização instantânea

Outro recurso que está embutido neste belíssimo aparelho é um receptor GPS, que em conjunto com o Nokia Maps 2.0 e seus mapas de alta resolução será um prato cheio para quem adora seguir as rotas mais simples ou mais rápidas.

E, como a tela é praticamente toda a frente do aparelho, a visualização das informações será muito boa. Há apenas um pequeno detalhe: o programa de navegação é livre por um período, tendo recursos extras — como visualização das condições do tráfego — bloqueadas.

Navegação completa

Embora hoje grande parte dos aparelhos celulares possua suporte para navegação na web (com tecnologias de conexão do tipo 3G ou Wi-Fi), a realidade é que poucos conseguem ler os conteúdos de forma adequada. Ainda bem que tal fato não se repete com o N97, uma vez que ele é perfeitamente capaz de rodar aplicativos em Java e também em Flash no navegador — talvez nem todos os seus jogos, mas o YouTube é certeza!

Além das tecnologias citadas acima (com o 3G sendo do tipo HSDPA, de 3.6 Mbps), ele possui ainda suporte para conexões EDGE e Bluetooth em versão 2.0 com A2DP. No mais, o navegador é similar ao de outros aparelhos mais recentes da Nokia.

Um computador de bolso

Emails, editores de documentos, personalização da área de trabalho principal e dos menus, integração com a Ovi Store, você escolhe. A verdade é que o N97 é capaz até mesmo de realizar e receber chamadas!

Entretanto, como já dissemos, a mistura entre controles físicos e a interface por toque ainda não está bem resolvida no aparelho, o que torna a navegação pelo novo método um tanto quanto desconfortável. Mesmo assim, o acesso aos arquivos, chamadas, mensagens de texto, pastas e programas continua simples como sempre foram, através do menu principal operado pelas setas direcionais.

As funções de galeria de imagem e de vídeo estão praticamente inalteradas, mas dão conta do recado. Apenas não espere pelo máximo de qualidade ou de tecnologia quando lidar com seus arquivos, exceto pela biblioteca musical, que pode ser visualizada e organizada de muitas formas diferentes.

Um objeto de desejo

Basta um olhar de relance para o aparelho para que se perceba que ele é um dos mais completos da atualidade, sem fazer feio perto de nenhum XPERIA, HTC e nem mesmo do novo iPhone 3G S!

Ele não é uma tentativa de inovar, mas sim de trazer tudo que há de bom para um único dispositivo. Fique de olho, esse aparelho ainda vai ser muito comentado ao redor do globo!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.