watchOS 10.1: atualização traz 'Toque Duplo' para o Apple Watch

1 min de leitura
Imagem de: watchOS 10.1: atualização traz 'Toque Duplo' para o Apple Watch
Imagem: Apple/Divulgação

O aguardado gesto de toque duplo finalmente chegou ao Apple Watch Series 9 e ao Apple Watch Ultra 2, com o lançamento do watchOS 10.1 nesta quarta-feira (25). A função estava entre as melhorias reveladas pela empresa durante a apresentação da nova geração do relógio inteligente, no início do mês setembro.

Também conhecida como double tap, a novidade permite controlar os dois modelos mais recentes da linha usando apenas uma mão e sem tocar na tela. Fazendo movimentos específicos ao tocar a ponta dos dedos, é possível acionar diversas funções do wearable, como atender ou encerrar chamadas telefônicas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O recurso permite realizar diversas ações no relógio inteligente apenas tocando as pontas dos dedos.O recurso permite realizar diversas ações no relógio inteligente apenas tocando as pontas dos dedos.Fonte:  Apple/Divulgação 

Como explica a Apple, isso pode ser útil nas mais variadas situações do cotidiano, quando uma das mãos está ocupada, impedindo o acesso ao display do smartwatch. Passeios com cachorros, preparo de refeições, sacolas sendo carregadas e segurar uma xícara de café são algumas delas.

Vale lembrar que há uma ferramenta semelhante em gerações anteriores, para executar algumas tarefas com gestos. Sobre isso, a Apple afirmou, em comunicado, que “este novo recurso complementa os gestos existentes, como tocar, deslizar, levantar para ativar e cobrir para silenciar, que tornam o uso do Apple Watch simples e intuitivo”.

O que o double tap faz?

Com o toque duplo do Apple Watch Series 9, o usuário consegue selecionar a ação principal de uma grande variedade de apps e notificações, o mesmo acontecendo com o Apple Watch Ultra 2. Confira algumas das funções que podem ser acionadas a partir dele:

  • Adiar um alarme
  • Reproduzir e pausar músicas, podcasts e audiolivros
  • Acionar a câmera do iPhone
  • Iniciar ou interromper lembretes automáticos de treino
  • Visualizar mensagens e percorrer notificações mais longas com um toque adicional duplo
  • Pausar e retomar o cronômetro
  • Atender e dispensar chamadas telefônicas

Por padrão, o double tap seleciona automaticamente a ação principal para a maioria dos apps e notificações, mas em alguns casos é possível escolher a função desejada. Outro detalhe importante é que o recurso não possui compatibilidade com as ferramentas de detecção de queda, SOS de emergência e ECG, entre outras.

A atualização para o watchOS 10.1 já está disponível nos modelos de Apple Watch compatíveis.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.