Apple Watch: o que é detecção de queda e como ativar?

2 min de leitura
Imagem de: Apple Watch: o que é detecção de queda e como ativar?
Imagem: Pixabay/Pexels/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O sensor de detector de queda do Apple Watch já salvou várias vidas, conforme já relatado aqui no TecMundo em notícias. Após identificar um tombo e o usuário permanecer imóvel por um minuto, o relógio inteligente toca o braço, emite um alarme e aciona, de forma automática, os serviços de emergência e os contatos pré-selecionados.

O recurso está disponível no Apple Watch SE ou Apple Watch Series 4 e nas versões posteriores, inclusive nos modelos recém-lançados Apple Watch Series 8 e Ultra. A solução foi desenvolvida com mais de um milhão de horas de dados sobre acidentes. No entanto, o recurso precisa ser ativado e configurado corretamente para funcionar. Saiba como fazer.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como ativar a detecção de queda no Apple Watch

(Fonte: 9to5Mac/Reprodução)(Fonte: 9to5Mac/Reprodução)Fonte:  9to5Mac/Reprodução 

O sensor de detecção de queda é ativado automaticamente pelo Apple Watch para usuários com 55 anos ou mais nas versões mais antigas do relógio inteligente da empresa fundada por Steve Jobs. O recurso é ligado no momento que a data de nascimento é adicionada no app Saúde no iPhone.

A partir do watchOS 8.1, o recurso funciona de forma automática para pessoas entre 18 e 55 anos apenas durante a prática de exercícios físicos, sendo necessário configurá-lo para funcionar o tempo todo. Se o smart watch tinha uma versão do sistema operacional anterior e foi atualizada, o recurso também deve ser ativado manualmente. Aprenda como fazer a ativação.

Direto no relógio inteligente

A maneira mais prática de ativar o recurso de detecção de queda é direto no Apple Watch. Confira os passos:

  1. Toque no aplicativo “Ajustes” no próprio relógio inteligente.
  2. Entre em “SOS de Emergência”.
  3. Selecione “Detecção de Queda” para ativar o recurso.
  4. Escolha entre “Sempre ativado” para que o sensor funcione sem interrupção ou “Apenas durante exercício” para que o recurso apenas esteja ligado durante atividades físicas.

Pelo iPhone

Se preferir, o usuário pode ativar o sensor de queda a partir do iPhone, após conectar o relógio inteligente ao smartphone. Veja como fazer:

  1. Abra o aplicativo Apple Watch no iPhone.
  2. Selecione “Meu Relógio”.
  3. Toque em “SOS de Emergência”.
  4. Ative a “Detecção de Queda”.
  5. Defina se o sensor estará “Sempre ativado” ou funcione “Apenas durante exercício”, conforme preferir.

Desativando o sensor de queda no relógio inteligente

(Fonte: Apple/Divulgação)(Fonte: Apple/Divulgação)Fonte:  Apple/Divulgação 

Para desabilitar o recurso de emergência no Apple Watch, basta acessar a configuração do relógio inteligente e desativar a “Detecção de Queda”, seguindo os passos informados anteriormente. O usuário pode também escolher se deseja que o sensor funciona apenas durante a prática de exercícios físicos, independente da idade.

Como funciona o sensor de queda e chamada SOS

(Fonte: Apple/Divulgação)(Fonte: Apple/Divulgação)Fonte:  Apple/Divulgação 

O relógio inteligente combina os dados do acelerômetro e o giroscópio presente nos dispositivos para identificar impactos bruscos e solicitar socorro para os contatos pré-selecionados e os serviços de emergência. Os dois recursos são comuns em smartphones e servem para captar deslocamentos.

Enquanto o primeiro é sensível à aceleração, oferecendo inclusive informações sobre velocidade do aparelho, o segundo percebe os movimentos em torno do eixo do aparelho (rotação), servindo, por exemplo, para configurar de forma automática a tela horizontal ou vertical no celular.

Cuidado no uso do recurso

Além do Apple Watch, o sensor de queda está disponível no Galaxy Watch da Samsung e, em 2023, estará acoplado no Google Pixel Watch. O usuário não pode contar com o relógio inteligente como única forma de pedir socorro em emergência, sobretudo em caso de risco de morte, uma vez que o recurso pode falhar. Mas isso não diminui a sua utilidade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.