'Botão do Pânico' pode ser usado em colares, chaveiros ou pulseiras

2 min de leitura
Imagem de: 'Botão do Pânico' pode ser usado em colares, chaveiros ou pulseiras

A Nearbee, uma comunidade virtual de colaboração entre vizinhos e desconhecidos próximos, acaba de lançar, em sua loja online, um pequeno dispositivo inteligente voltado para a proteção individual de crianças, idosos ou adultos em situação de emergência.

Trata-se do Alfabee, um discreto "botão de pânico" que pode ser utilizado como adereço em colares, cordões, relógios e chaveiros, para acionamento em situações de risco. O produto serve também para facilitar a localização de objetos nos quais o acessório com chip é instalado.

O novo botão de emergência, quando acionado pelo usuário, convoca a ajuda de vizinhos de forma discreta, sem que o usuário necessite usar o seu celular. Assim que ocorre o acionamento, os chamados "anjos" - que são parentes ou amigos próximos pré-cadastrados para ajuda recíproca - recebem um aviso e podem contatar as autoridades responsáveis utilizando a própria ferramenta para ajudar na localização do usuário.

Ideal em situações em que não é possível alcançar o celular, como em assaltos e sequestros relâmpagos, o Alfabee garante a proteção integral do indivíduo. O Alfabee já está disponível para pré-venda no site da Nearbee por R$ 99,90.

Integrado ao smartphone, o dispositivo também emite um aviso ao constatar o afastamento de mais de 30 metros do celular (o que o torna indicado para a proteção de crianças ou pets). Como sistema antifurto, é possível também ativar o "lacre virtual" para bloqueio completo do aparelho em caso de perda ou roubo.

Acompanhando a rotina do usuário

A Nearbee também oferece o sistema de monitoramento pessoal 24horas, batizado de Monitorbee. Totalmente integrado ao Alfabee, o Monitorbee acompanha a rotina do usuário e aciona diretamente as autoridades responsáveis em emergências criminais ou relacionadas à saúde.

A função Smart Security presente no dispositivo ajuda, ainda, a identificar situações suspeitas. Nesses casos, um alerta de confirmação é enviado e caso não haja retorno do usuário, o sistema ativa o monitoramento para garantir sua proteção e bem-estar. Também é possível ativar o monitoramento preventivo quando for circular em locais de risco, como ruas desertas e estacionamentos.

Segundo Felipe Fontes, fundador da Nearbee, o objetivo da rede social é promover a colaboração e não apenas a interação, como é a função do Facebook e Twitter, por exemplo. "Pensamos em algo que tivesse a questão do entretenimento, mas ao mesmo tempo possibilitasse ajudar e ser ajudado. Queremos incentivar a colaboração voluntária de uma forma ágil e segura", avalia Fontes.

Para assinar o serviço de monitoramento 24horas, Monitorbee, por um custo mensal de R$ 12,90, basta acessar o www.nearbee.ltda e clicar na opção "Contratar".

A comunidade protegida

A comunidade Nearbee é um aplicativo de rede social baseado em localização por satélite, na qual as pessoas se inscrevem para atividades colaborativas de segurança, lazer ou ajuda em coisas do dia a dia, como pedir uma escada emprestada ou oferecer uma carona.

Criada recentemente e ainda em fase de lançamento, a Nearbee é uma das três premiadas no concurso .LTDA Startup Award da InterNetX Corp., que elegeu as startups mais promissoras do Brasil.

Entre os tópicos mais procurados do Nearbee estão a proteção mútua e o envio de alerta aos vizinhos, em caso de situações suspeitas ou ameaças iminentes.

Você alguma vez já se encontrou em uma situação que um botão de pânico ajudaria? Comente no Fórum do TecMundo

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.