Facebook estaria bloqueando anúncios de app concorrente do WhatsApp

1 min de leitura
Imagem de: Facebook estaria bloqueando anúncios de app concorrente do WhatsApp
Imagem: YouTube

O Facebook está sendo acusado de bloquear injustamente anúncios do app de mensagens instantâneas indiano Hike, que concorre com o WhatsApp no mercado asiático. Segundo a equipe do Hike, a opção de publicar anúncios da rede social com links para levar ao site do app deixaram de ficar disponíveis de uma hora para outra.

Em um primeiro momento, acreditava-se que essa situação estava sendo causada por uma falha qualquer. Contudo, quando o pessoal do Hike entrou em contato com o Facebook, eles obtiveram essa resposta:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Existem produtos e serviços específicos que não podem ser anunciados no Facebook. Infelizmente, você não poderá contratar esses anúncios.

Sem razão

Ao que parece, não foi explicado o porquê de esses anúncios estarem bloqueados para o mensageiro em específico ou que tipo de regra do sistema de anúncios do Facebook o Hike estaria quebrando. Por conta disso, a situação está sendo encarada como alguma espécie de perseguição contra o concorrente.

Na Índia, o Hike tem conseguido bastante sucesso e já se tornou o segundo app mais usando para trocar mensagens no país, com mais de 70 milhões de usuários. Ele fica atrás apenas do próprio WhatsApp.

É interessante notar que o Facebook tem adotado medidas bem controversas na Índia, como a implementação do Free Basics. Além disso, recentemente, foi reportado que o WhatsApp esteve bloqueando links de download do Telegram.

O Facebook quer controlar a Internet no mundo todo ou isso não passa de uma teoria boba de conspiração? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.