Gigante do e-commerce Alibaba faz programa piloto de entrega por drones

1 min de leitura
Imagem de: Gigante do e-commerce Alibaba faz programa piloto de entrega por drones

Em 2013, Jeff Bezos, executivo-chefe da Amazon, surpreendeu o mundo com seu plano de entrega de encomendas por drones, embora isso não fosse exatamente uma novidade, mesmo à época (algumas companhias pequenas já testavam o método).

No entanto, agora, outra gigante está conduzindo um experimento de entregar artigos por esses dispositivos voadores remotamente controlados. O Alibaba anunciou um programa piloto bem restrito, que mais parece uma ação de marketing que um teste real.

O programa consiste na entrega de um chá específico da Taobao entre 4 e 6 de fevereiro. Nesse período, 450 pacotes do produto serão enviados por drones a localidades específicas de Beijing, Shanghai e Guangzhou, as três maiores cidades da China.

O Alibaba se uniu à forma de logística YTO Express para o projeto, mas não se trata da primeira tentativa de um drone entregar produtos na China: a SF Express já havia feito isso em 2013. Já a Austrália é o primeiro lugar em que foi implementando o serviço: em outubro do mesmo ano, uma startup chamada Zookal começou a enviar livros didáticos usando os aparelhos voadores.

Agora, é esperar para ver qual o primeiro grande varejista a concretizar o serviço por drones em grande escala.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.