Cientistas suíços criam drone que não apenas voa, mas também anda!

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas suíços criam drone que não apenas voa, mas também anda!
Avatar do autor

Ah, os drones! 2015 será o ano desses gadgets voadores: é cada vez mais acessível conseguir um para brincar por aí. Isso também significa que novidades chegarão com maior velocidade, tudo para diferenciar um drone do outro. E entre elas está o DALER, construído por cientistas suíços no National Centre of Competence, na divisão de pesquisa robótica.

O DALER (Deployable Air-Land Exploration Robot ou Robô Implementável de Exploração Ar-Terra, em tradução livre) foi projetado para resgatar vítimas de desastres naturais em locais de difícil acesso. Para realizar essa tarefa, sua construção permite um voo preciso e baixo, além da capacidade de andar sobre a terra.

Obviamente, como um protótipo, o drone ainda anda de maneira desajeitada — mas, como os bebês, tudo tem um começo. Segundo os seus desenvolvedores, o DALER foi inspirado na maneira como os morcegos voam. A aerodinâmica de suas asas e o corpo triangular seguem o padrão do animal.

Infelizmente, ainda não há uma data esperada para comercialização. Enquanto isso, você pode apreciar os movimentos do DALER no vídeo acima. 

Cientistas suíços criam drone que não apenas voa, mas também anda!