GOP, grupo que hackeou a Sony Pictures, tira sarro do FBI

1 min de leitura
Imagem de: GOP, grupo que hackeou a Sony Pictures, tira sarro do FBI
Imagem: NBR

O grupo autointitulado “Guardians of Peace” ou GOP fez hoje uma brincadeira com os agentes do FBI — a polícia federal norte-americana — que investigam o caso do hack da Sony Pictures. Eles deixaram uma mensagem para os investigadores tirando sarro da sua falta de competência. Um link para um vídeo japonês que diz repetidamente “você é um idiota” também foi anexado à mensagem.

“O resultado da investigação feita pelo FBI é tão excelente que vocês podem ter visto o que estávamos fazendo com seus próprios olhos. Nós os parabenizamos pelo sucesso. O FBI é o MELHOR do mundo”, dizia o texto.

A Coreia do Norte é a culpada?

Até o momento, o principal suspeito de estar por trás do GOP e, consequentemente, por trás também do hack da Sony Pictures é o governo da Coreia do Norte. Partes do código do malware utilizado para roubar os dados do estúdio hollywoodiano tiveram supostamente sua origem no referido país, e uma das exigências dos hackers era que o filme A Entrevista fosse abandonado e nunca visse a luz do dia. Essa produção retrata uma conspiração para assassinar o ditador norte-coreano Kim Jong-un.

Apesar de tudo isso, especialistas em segurança virtual dos EUA dizem que não existem provas concretas do envolvimento da Coreia do Norte nos ataques. O país inclusive negou a autoria do hack da Sony duas vezes.

Na semana passada, o presidente dos EUA, Barack Obama, fez um pronunciamento ao vivo no qual afirmou que seu país responderia de maneira proporcional a esses ataques. Confira mais detalhes sobre o caso aqui.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.