Acesse e controle um computador remotamente

4 min de leitura
Imagem de: Acesse e controle um computador remotamente

Quando alguém começa a falar de controlar um computador remotamente, pode ser que venha à sua cabeça algo relacionado com ilegalidade, invasão de privacidade ou hackers. Mas calma aí: vamos mostrar que podem existir muitas utilidades inseridas nesse contexto, para as mais diversas ações profissionais ou pessoais.

Imagine a seguinte situação: um colega seu está com um baita problema no computador, e sua ajuda por telefone não está adiantando muito.

Vocês moram longe e no momento, cheio de tarefas, não dá para se deslocar até a casa de seu colega. Acesse remotamente o computador de seu colega e resolva o problema de forma mais fácil.

Acesso remotoVocê está no trabalho e precisa daquele documento importante salvo no seu computador de casa? Ou simplesmente deixou seu PC ligado e quer controlá-lo ou desligá-lo de outro lugar?

Na empresa, precisa monitorar o que seus subordinados acessam ou em casa os seus filhos? Pronto, já enumeramos uma série de usos muito úteis para o acesso remoto de computadores.

O acesso remoto é, basicamente, a conexão entre computadores através da rede, sem necessariamente a utilização dos recursos físicos do computador acessado, como o mouse ou teclado. Esse controle pode ser feito através de uma rede particular ou de uma rede pública, a Internet.

O espírito da coisa é algo muito mais simples do que parece, pode acreditar. Juntamos aqui um pacotão de dicas e programas que você pode utilizar para realizar as mais diversas tarefas através do acesso remoto.

Vantagens e desvantagens do acesso remoto


É fato que a simplicidade de controle da área de trabalho remota pode facilitar muito a sua vida. Você pode salvar arquivos que seriam muito grandes para enviar por email ou até mesmo acessar coisas importantes que ninguém pode enviar para você no computador de casa, além de ajudar a solucionar um problema de outro computador.

Vale lembrar, porém, que a conexão entre os dois computadores depende da velocidade com a qual eles estão conectados à rede. Você pode acessar rapidamente a área de trabalho do outro computador, mas quase todos os programas de acesso remoto possuem uma interface pesada, o que torna tarefas simples um pouco mais lentas que o usual.

Acesso Remoto

Existe uma série de aplicativos voltados para o acesso remoto de computadores, alguns para redes privadas e outros para redes públicas, ou seja, a Internet. Ao acessar a Internet, como você já deve imaginar, você pode correr riscos de ter sua conexão interceptada por terceiros. Então recomendamos o uso de softwares diferentes caso você queira acessar computadores na Internet ou dentro da rede.

Saiba como utilizá-lo a seu favor


Para o acesso remoto de computadores dentro de uma rede privada, como, por exemplo, a intranet de uma empresa, Ultr@VNC e Real VNC atendem muito bem e funcionam corretamente, porém requerem a instalação em todas as máquinas e configuração de firewall e roteador. O acesso remoto em empresas facilita atividades como suporte, otimizando o trabalho dos profissionais.

Configuração de roteador

Caso a sua intenção seja acessar remotamente um computador que não está na sua rede privada, você pode utilizar as ferramentas LogMeIn ou CrossLoop, que não exigem configuração de roteadores e firewalls, porém contam com uma gama menor de recursos.

Ao não exigir configuração de firewall, você se protege de invasões de terceiros. Geralmente, após a instalação dessas ferramentas, você cria um código de acesso para controlar remotamente o outro computador.

As duas últimas ferramentas são voltadas para serviços de suporte, permitem controle do computador acessado, mas a execução de programas pesados como editores de imagens ou jogos fica complicada.

Não é coisa de outro mundo


Uma tendência muito forte da tecnologia ultimamente tem sido a “virtualização” de aplicativos e arquivos, ou seja, o acesso remoto online a tudo isso. No uso doméstico de computadores, não estamos familiarizados com esse conceito, mas no mundo corporativo tem sido uma tendência muito crescente.

Muitas empresas centralizam seus aplicativos mais utilizados e arquivos em um servidor acessado remotamente pelos usuários através de seus computadores, facilitando o gerenciamento de dados e circulação de informações.

Essa tendência é chamada pelos especialistas de Cloud Computing, computação em nuvens, por assim dizer. A “nuvem” seria, na verdade, a Internet, onde estariam disponíveis todos os serviços necessários, como aplicativos e ferramentas mais utilizadas e hospedagem de arquivos, independente do sistema operacional que a acessa.

Podemos encontrar um exemplo da tendência de virtualização de serviços no XP Mode programado para estar presente no Windows 7. O XP Mode é uma máquina virtual que funciona como um emulador, através de um servidor online para compatibilidade entre os aplicativos do Windows 7 e XP.

Windows 7 abre diferentes versões do Word

Ou seja: você pode abrir qualquer programa do Windows XP através de um ambiente virtual, dentro do Windows 7.

No final das contas...


Acessar remotamente um computador pode ser muito útil, principalmente em casos de suporte técnico ou acesso ao seu próprio computador a partir de outro local. Os programas citados são ferramentas  gratuitas e seguras que permitem o acesso somente com autorização do computador acessado quando configurados corretamente.

Softwares VNC

Softwares como o Ultr@VNC e Real VNC, por exigirem configuração de roteadores e firewalls, são indicados para usuários com conhecimento em redes, enquanto o LogMeIn e CroosLoop atendem às necessidades de usuários mais inexperientes, podendo responder em casos mais simples.

Então, se você achava que só técnicos e usuários experientes poderiam acessar remotamente uma área de trabalho, espero ter ajudado a mudar a sua opinião. Agora, com essas dicas, foi possível perceber que qualquer um pode fazer acesso remoto, seja para trabalho ou lazer.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.