8 franquias de jogos antigos que merecem novos lançamentos

4 min de leitura
Imagem de: 8 franquias de jogos antigos que merecem novos lançamentos
Imagem: YouTube
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

De uns tempos para cá, temos vistos diversos jogos antigos que estão ressurgindo com títulos inéditos, como Streets of Rage, Battletoads e Double Dragon. Porém, é fato de que o passado gamer esconde muitas outras pérolas que estão prontas para um retorno triunfante na nova geração.

Pensando nisso, vamos listar abaixo oito jogos antigos que merecem um retorno triunfal no PC, Switch, PlayStation 5 ou Xbox Series X/S. Após muito no sucesso no passado, será que essas franquias ganhariam o coração de um novo público caso retornassem atualmente?

1. Shining Force

Quem viveu a era de ouro dos consoles 16 bits certamente deve se lembrar: tanto Super Nintendo quanto Mega Drive tinham games de sucesso que se igualavam em mecânicas e ideias, e um destes casos envolve Fire Emblem e Shining Force.

Ambas as séries se apoiam em mecânicas de RPG tático. Enquanto a série da Nintendo continua viva até hoje, Shining Force ficou esquecida no passado e certamente merecia uma nova versão nas plataformas atuais. A franquia trazia títulos longos em termos de jogabilidade e cheios de segredos para descobrir, além de personagens para recrutar.

Aliás, Shining Force só está aqui porque o game mobile que estava em produção (a saber, Shining Force: Heroes of Light and Darkness) foi cancelado, então voltamos a ficar órfãos da franquia mais uma vez.

2. F-Zero

A Nintendo criou diversas séries de sucesso ao longo de décadas de história, e F-Zero certamente é uma das que possui uma base de fãs bem forte e que clama por um novo game. Para se ter uma ideia, já estamos há quase 20 anos sem um novo título dessa franquia — o último sendo F-Zero Climax, lançado para Game Boy Advance em 2004.

A Nintendo explica isso pelo fato de que F-Zero se tornou uma série de pouca importância perto de Mario Kart. Porém, os estilos de jogo são completamente diferentes, e o anúncio de um novo game certamente iria empolgar os fãs mais nostálgicos.

3. Breath of Fire

E lá vamos nós com mais uma série de RPG. Dessa vez, o clássico Breath of Fire, um dos jogos antigos da Capcom, que deixou uma base de fãs órfãos nos últimos anos.

Breath of Fire certamente conquistou seu posto entre os fãs de RPG, e muito disso se deve pelo fato de trazer sua história baseada em um protagonista capaz de se transformar em dragão. O título também possui outros elementos que certamente justificariam algo melhor que Breath of Fire V: Dragon QuarterBreath of Fire 6. Sério, este game nem é digno de carregar o nome da série, além de ter sido lançado apenas para mobile no Japão.

4. Half-Life

Achou que nossa lista deixaria Half-Life de lado, não é mesmo? Entretanto, essa série de sucesso da Valve certamente merece ser revisitada e ganhar um terceiro episódio, o quanto antes.

Com a quantidade de games em primeira pessoa que temos na geração atual, não há dúvidas de que Half-Life encontraria seu espaço. O retorno certamente deixaria feliz os jogadores que passaram horas e mais horas (fosse em casa ou em lan houses) se desdobrando para concluir os dois games já existentes, que sempre estão ganhando novidades feitas pela comunidade.

No entanto, com o foco cada vez maior da Valve na Steam e seus jogos online, fica difícil acreditar que Half-Life 3 vai acontecer. O negócio é torcer e ter esperança que Gabe Newell eventualmente realize esse milagre gamer.

5. Bushido Blade

Muitas séries de luta surgiram e sumiram ao longo dos anos, seja por copiarem muitas ideias de outros games ou por não cativarem um número muito grande de fãs. Porém, Bushido Blade passa um pouco longe de ambos aspectos e é, sim, uma das séries de jogos antigos que merece um novo título

O que torna Bushido Blade um game tão especial não é o fato de apresentar combates entre personagens que utilizam espadas (afinal, temos alguns bons nomes nessa lista). Além disso, o jogo possui uma mecânica que permite eliminar seu oponente com apenas um golpe, caso realizasse um movimento certeiro da lâmina.

6. Golden Sun

Golden Sun foi uma das gratas surpresas do Game Boy Advance, já que se tratou de um RPG que trazia combates por turno e elementos inéditos como o uso de criaturas chamadas Djinn para definir classes e poderes dos personagens.

A Camelot (que inclusive trabalhou no Shining Force, que mencionamos mais acima) também fez um game para Nintendo DS. Este se localiza alguns anos após os games de GBA e traz como personagens principais os filhos dos protagonistas originais, e até mesmo termina com uma ponte para continuação que, infelizmente, até hoje não aconteceu.

7. The Lost Vikings

Muito antes de trabalhar em World of Warcraft e Overwatch, a Blizzard desenvolveu alguns games de peso para consoles, e neste grupo podemos mencionar The Lost Vikings. O jogo fez parte da infância de muitos gamers e até apareceu em uma coletânea, mas não recebeu continuações.

A proposta do game é controlar três vikings ao longo dos cenários, tentando usar suas habilidades únicas para avançar pelas fases. Isso, aliás, exigia bastante estratégia, já que apenas um deles podia defender, o outro pulava e outro era capaz de atacar os adversários (e sim, perder um deles dificulta muito as coisas).

8. Road Rash

Road Rash é mais um jogo que fez bastante sucesso no Mega Drive e chegou a ganhar versões para outras plataformas posteriormente, mas já faz algum tempo que não temos nada novo referente a essa franquia.

O que destacava Road Rash de muitos outros jogos antigos é o fato de permitir ao jogador desbravar cenários variados em uma moto e acertar outros motoqueiros com correntes e demais equipamentos que estivessem ao alcance. E não temos dúvidas: essa é uma mecânica que ainda funcionaria muito bem nas plataformas atuais.

E para você, quais outras séries de jogos antigos merecem novos games na geração atual? Compartilhe sua opinião com os demais leitores utilizando as redes sociais do Voxel!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.