7 jogos antigos que serviam de referência para outros games

4 min de leitura
Imagem de: 7 jogos antigos que serviam de referência para outros games
Imagem: Nintendo

O passado do mundo dos games é repleto de títulos que fizeram bastante sucesso e cativaram uma geração inteira. Naturalmente, é de se esperar que seu legado tenha inspirado vários outros lançamentos no futuro.

Nesse contexto, uma pergunta fica no ar é: quais são alguns dos jogos antigos que mais influenciaram as novas gerações? E é exatamente sobre eles que falaremos a seguir. Confira!

1. EarthBound

(Fonte: Nintendo/Reprodução)(Fonte: Nintendo/Reprodução)Fonte:  Nintendo 

EarthBound foi lançado para Super Nintendo em 1994, contando a história de Ness e seus amigos em uma luta um tanto quanto diferente — contra hippies, animais violentos e alienígenas. Ele acabou ganhando mais popularidade após alguns anos, se tornando, inclusive, um dos jogos mais caros de SNES). Sem surpresas, seu sucesso serviu de inspiração para clássicos recentes.

Podemos destacar, em especial, dois nomes nessa lista: Citizens of Earth e Undertale. O primeiro fez menos sucesso e tinha referências bem claras ao clássico, como o confronto contra um grupo de policiais no começo da aventura, a maluquice nos diálogos e coisas do gênero. Porém, o segundo título mencionado foi o que ganhou mais destaque.

Apesar de possuir uma identidade mais própria, o criador de Undertale sempre se mostrou um grande fã de EarthBound e acabou usando elementos da aventura de Ness em seu trabalho, como o estilo visual e até mesmo o sarcasmo encontrado nos personagens e diálogos.

2. Super Mario Kart

(Fonte: Nintendo/Reprodução)(Fonte: Nintendo/Reprodução)Fonte:  Nintendo 

O Super Nintendo já contava com alguns games de corrida em 1992, mas nesse ano, chegou aquele que certamente se tornaria um dos mais vendidos de toda uma geração: Super Mario Kart.

Não demorou muito para que a Nintendo colhesse os frutos da aposta. Ao colocar os personagens de Super Mario Bros. para competir em karts, com direito ao uso de itens e mudanças dinâmicas na pista, a gigante japonesa havia encontrado a fórmula ideal para o gênero.

Muitos títulos que surgiram posteriormente acabaram se apoiando em muitos dos conceitos vistos aqui, como El Chavo KartSonic & All-Star Racing e Chocobo Racing, apenas para citar alguns exemplos de games que envolvem acelerar e atrapalhar os oponentes com itens.

3. Tetris

(Fonte: Nintendo/Reprodução)(Fonte: Nintendo/Reprodução)Fonte:  Nintendo 

Tetris é um game lançado em 1984 com uma proposta relativamente simples: juntar pedras na parte de baixo da fase para eliminá-las, liberar espaço e continuar jogando.

Tetris até inspirou títulos com ideias parecidas, mas é fato que, se não fosse por ele, provavelmente não teríamos Candy Crush e tantos outros games que envolvem destruir pedras coloridas para avançar de fase.

4. Doom

(Fonte: Epic Games/Reprodução)(Fonte: Epic Games/Reprodução)Fonte:  Epic Games 

Apesar de não ser, necessariamente, o primeiro game de tiro em primeira pessoa, não há dúvidas de que Doom pode ser considerado o pai do gênero e um título que serviu de referência para outros.

Provavelmente os exemplos mais clássicos sejam Duke Nukem e Quake, mas muitos títulos que vieram depois acabaram pegando algumas ideias presentes nele, como os medidores de vida, movimentações da câmera, armas variadas para usar e muito mais.

5. Chrono Trigger

(Fonte: Square Enix/Reprodução)(Fonte: Square Enix/Reprodução)Fonte:  Square Enix 

Chrono Trigger é visto por muitos como um game que marcou uma geração, seja pelos seus personagens, músicas, múltiplos finais ou a possibilidade de combinar as técnicas dos combatentes. Isso certamente ficou na mente de muitos que se tornaram desenvolvedores depois.

Ao longo dos anos, podemos encontrar alguns exemplos que se inspiraram no clássico para Super Nintendo. Sem delongas, temos: Radiant HistoriaI Am Setsuna e Sea of Stars, como alguns dos favoritos.

Radiant Historia é visto como "o Chrono Trigger de Nintendo DS", trazendo o conceito de ações que afetam o curso da história como seu principal elemento. Já I Am Setsuna é literalmente uma homenagem, com ambientes similares e até mesmo algumas técnicas parecidas.

Por fim, Sea of Stars é feito por uma equipe que cresceu jogando o RPG da Square, e conseguiu uma proeza capaz de aproximá-lo ainda mais do RPG 16 bits: a presença de Yasunori Mitsuda, que trabalhou nas canções de Chrono Trigger, como um compositor convidado do projeto.

6. Harvest Moon

(Fonte: Nintendo/Reprodução)(Fonte: Nintendo/Reprodução)Fonte:  Nintendo 

Cuidar de fazendas pode ser uma ideia simples, mas Harvest Moon conseguiu fazer isso com tanta maestria que continua na ativa até hoje, com seus elementos de gerenciamento e outras mecânicas que caíram no gosto do público.

Certamente, o caso mais comum de inspiração e lembrado por boa parte da comunidade seja Stardew Valley, mas alguns outros títulos também utilizaram ideias similares ao longo dos anos. Como exemplo, podemos citar Story of Seasons e Harvestela, que possuem jogabilidade muito próximas a de Harvest Moon.

7. Street Fighter II

(Fonte: Capcom/Reprodução)(Fonte: Capcom/Reprodução)Fonte:  Capcom 

A série Street Fighter ganhou notoriedade ao longo dos anos, mas não há dúvidas de que Street Fighter II foi o título que literalmente marcou a geração e serviu de inspiração para muitos outros lançamentos.

Quantos jogos lançados após Street Fighter estrelavam personagens parecidos em jogabilidades (e até mesmo golpes) com Ryu e Ken? De cabeça, podemos citar World Heroes e Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters.

Porém, é fato que muitos outros títulos acabaram se baseando em coisas vistas no game da Capcom. Seja para criar toda a sua ambientação, sistema de golpes e até mesmo se inspirar no visual ou estilo dos lutadores vistos em Street Fighter — como a franquia, também clássica, Mortal Kombat.

E você, lembra de mais jogos antigos que serviram de inspiração para outros games? Compartilhe a sua opinião com os demais leitores do Voxel utilizando as nossas redes socais.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.