Uber

Ícone de Uber
671 notícias  publicadas

História da Uber

Em dezembro de 2008, em Paris, Travis Kalanick e Garrett Camp — fundadores da Uber — não conseguiram encontrar um táxi em uma noite de interno. Foi assim que surgiu a ideia da empresa.

Os dois empreendedores resolveram, então, criar um aplicativo para facilitar o transporte através da solicitação de um carro pelo celular. Em março de 2009, a Uber foi lançada em São Francisco, Califórnia. Em 5 de julho de 2010, aconteceu a primeira viagem. No ano seguinte, a companhia chegou no berço da ideia, Paris.

Usuários da plataforma

Em 2018, a plataforma fechou com 91 milhões de usuários no mundo, um crescimento de 35% em relação ao ano interior. Ainda em 2018, somando todos os 63 países em que a companhia está presente, foram contabilizadas mais de 5 bilhões de corridas.

Apesar da quantia impressionante, o serviço ainda não atende a maior parte da população dos países em que atua, sinal de que a empresa ainda tem um longo caminho pela frente.

A Uber no Brasil

A corporação chegou no Brasil em 2014, começando por São Paulo e Rio de Janeiro. O país está entre os que mais geram receita para a Uber — na segunda colocação —, perdendo apenas para os Estados Unidos. Por aqui, houve um faturamento de US$ 959 milhões em 2018, apresentando um crescimento de 115% em relação ao ano interior.

Polêmicas

A Uber, ao longo de sua trajetória, teve que lidar com algumas polêmicas, inclusive com direito à troca de farpas com uma das gigantes da telecomunicação, Apple. A briga teria começado pois os engenheiros da empresa teriam criado um código que conseguia rastrear os iPhones, mesmo depois do aplicativo ser deletado do aparelho. 

Outra controvérsia foi quando, em 2016, Travis Kalanick aceitou um cargo na gestão do atual presidente norte-americano Donald Trump. A decisão gerou uma revolta tão grande que, devido a protestos nas redes sociais, o empresário acabou renunciando ao cargo.



Ver mais notícias

PUBLICIDADE