Transportes

Proibidas, Uber e 99 Moto operam normalmente em SP

Empresas pedem esclarecimentos à prefeitura e é possível pedir corridas nos apps; autoridades citam “descumprimento de decisão judicial”

Avatar do(a) autor(a): Felipe Vidal

22/05/2025, às 12:00

Proibidas, Uber e 99 Moto operam normalmente em SP

Nos últimos dias, tanto o Uber quanto o 99 Moto estavam funcionando tranquilamente em São Paulo, mesmo com a proibição da prefeitura. Inclusive, nesta quinta-feira ainda é possível solicitar o serviço de locomoção por motocicletas, por mais que a prefeitura confirme o estado de veto da operação.

Ao abrir os aplicativos, tanto o Uber quanto o 99 mostram normalmente as opções de corrida com motos. Inclusive, nesta quinta os preços estão absurdamente baixos por conta de promoções e cupons disponíveis para essas categorias de corridas — algo que também pode se tratar de um bug, mas não foi confirmado.

Em nota ao portal Terra, a prefeitura de São Paulo entende que as duas empresas descumprem uma decisão judicial. A Procuradoria Geral do Município está “tomando as medidas judiciais cabíveis em virtude do descumprimento da decisão judicial”, e até mesmo a Polícia Civil abriu um inquérito por crime de desobediência por essas empresas.

Proibidas, Uber e 99 Moto operam normalmente em SP
Preços no Uber e 99 Moto estão ridiculamente baixos (Imagem: Carlos Palmeira/TecMundo)

Por que SP proibiu o Uber e a 99 Moto?

A decisão pelo bloqueio de corridas de motos em plataformas como o Uber e a 99 não é de hoje. O prefeito da cidade, Ricardo Nunes, atribui o movimento ao alto índice de mortes entre motociclistas nas ruas da capital, que subiu de 403 em 2023, para 483 mortes durante o ano de 2024.

Em janeiro, Nunes chegou a chamar a 99 de “assassina”, prevendo um aumento no número de acidentes.“Essas empresas são empresas assassinas e irresponsáveis. Elas não vão fazer na cidade de São Paulo aquilo que elas pretendem, só buscando lucro. (…) Elas já ganham tanto dinheiro, não chega? Querem levar a vida das pessoas?”, exclamou o prefeito.

Por meio de um comunicado enviado ao UOL, o Uber salienta que solicitou “esclarecimentos diante da recente decisão judicial relacionada ao serviço de motoapps na cidade de São Paulo e aguarda manifestação do Tribunal de Justiça”.

A 99 segue um caminho similar, alegando o recebimento da decisão do TJ na terça-feira (20), com prazo de resposta em cinco dias. Dessa forma, a empresa estaria utilizando do prazo legal para manter sua operação.

Para mais informações sobre o desenrolar do Uber a da 99, fique ligado no site do TecMundo. Inclusive, uma nova funcionalidade do Uber permite os motoristas bloquearam passageiros com notas baixas. 
 

Fontes