Primeiro touchscreen capaz de reconhecer impressões digitais é desenvolvido

1 min de leitura
Imagem de: Primeiro touchscreen capaz de reconhecer impressões digitais é desenvolvido

(Fonte da imagem: Reprodução/Christian Holz)

Uma dupla de alemães, composta por Christian Holz e Patrick Bauldisch, está criando um dispositivo bastante promissor. O conceito principal desse aparelho em questão é ser um tabletop touchscreen: uma tela que pode ser utilizada por múltiplas pessoas de forma simultânea e capaz de responder aos inúmeros toques.

O aparelho, batizado de Fiberio, pode reconhecer impressões digitais e fornecer conteúdos específicos para as pessoas que o utilizem com base nos seus perfis pessoais.

Como o Fiberio funciona?

As imagens do tabletop são originadas de um projetor que está embaixo do aparelho. A superfície do Fiberio é constituída por pequenas fibras ópticas dispostas verticalmente e que são capazes de identificar as impressões digitais. Uma luz infravermelha, que está localizada ao lado do projetor, ajuda no reconhecimento das impressões biométricas, com precisão "para os padrões do FBI" – garantem os cientistas.

Christian Holz disse ao site New Scientist que as telas e os monitores não são capazes de escanear as impressões digitais e que os sensores biométricos não podem exibir imagens. "O que nós inventamos é capaz de fazer essas duas tarefas simultaneamente", declarou Holz. A união dessas duas tarefas é o Fiberio, que, por enquanto, não possui aplicações muito bem definidas.

(Fonte da imagem: Reprodução/Christian Holz)

Os dois ainda estão estudando melhorias que podem ser feitas na tecnologia para eliminar o projetor por completo. Atualmente, os touchpads emitem luz, porém não são capazes de recebê-la por completo – fator que dificulta no desenvolvimento de um sistema que seja capaz de reconhecer as digitais sem os sensores externos.

O conceito da dupla, que é bastante revolucionário, já possuiu alguns precedentes. A Samsung desenvolveu o Samsung SUR40, um tabletop que também pode utilizar múltiplos toques para interagir com seu sistema e é capaz de reconhecer os objetos que são dispostos na superfície do aparelho. O Fiberio não tem qualquer data de lançamento, já que está em fase de testes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.