Shoppings poderão ter GPS para consumidor não se perder

1 min de leitura
Imagem de: Shoppings poderão ter GPS para consumidor não se perder
Avatar do autor

Se algum dia você já ficou perdido dentro de um shopping, seja para encontrar uma loja ou até mesmo o seu carro no estacionamento, saiba que problemas como esse estão com os dias contados. A Nokia está desenvolvendo modelos de smatphones compatíveis com a tecnologia IPS.

Trata-se de um sistema de geolocalização, nos moldes do GPS, mas destinado para uso interno. O termo IPS é uma sigla para Indoor Positioning System. A proposta é que os próprios estabelecimentos disponibilizem o conteúdo, que poderá ser acessado a partir de um smartphone convencional no futuro.

O desenvolvimento conta ainda com a Google, inventora do sistema IPS, o qual utiliza a mesma tecnologia do GPS, mas com limitações territoriais. Apesar de parecer uma adaptação simples, os sistemas de IPS requerem mais precisão por parte dos aplicativos. Por isso, a transmissão do sinal não é feita via satélite, mas sim por Wi-Fi ou Bluetooth.

Como o posicionamento deve ser definido em questão de poucos metros, as necessidades de velocidade e atualização de conteúdo são maiores. A tecnologia não será disponibilizada de imediato para os consumidores e os primeiros testes devem começar ainda neste ano.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Shoppings poderão ter GPS para consumidor não se perder