CEO da OpenAI, dona do ChatGPT, promete novo modelo de linguagem 'incrível' para 2024

1 min de leitura
Imagem de: CEO da OpenAI, dona do ChatGPT, promete novo modelo de linguagem 'incrível' para 2024
Imagem: GettyImages

O CEO da OpenAI, Sam Altman, confirmou que a empresa dona do ChatGPT vai lançar "um novo modelo de linguagem incrível" ainda em 2024. A informação foi divulgada durante uma entrevista do executivo para o Lex Fridman Podcast.

Altman foi questionado sobre quando o modelo de linguagem de larga escala GPT-5 seria lançado e, inicialmente, desconversou sobre o assunto. Após falar que honestamente não sabia quando o anúncio seria realizado, ele prometeu a chegada de uma tecnologia "para os próximos meses".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O executivo citou ainda que o modelo não tem um nome definido. A expectativa é de que ele se chame GPT-5 por ser um avanço em relação à atual versão — que é o GPT-4 Turbo, lançado em novembro de 2023 e já implementado em serviços como o Microsoft Copilot.

OpenAI tem outros projetos de IA na fila

Na mesma entrevista, Altman afirma que a empresa "tem muitas outras coisas importantes para lançar antes" do novo modelo. Ele também não citou nomes, mas é provável que o empresário esteja se referindo ao Sora, a impressionante IA generativa de vídeos ainda em fase de testes e com lançamento programado também para 2024.

Sobre a expectativa em relação ao novo GPT, Altman disse acreditar que os atuais modelos da sua própria empresa "são uma droga", em especial olhando a partir de uma perspectiva futura e comparando com o que está em desenvolvimento.

"Acho que, nesse ponto em que estamos agora com uma curva exponencial, vamos olhar para trás relativamente cedo para o GPT-4, assim como olhamos hoje para o GPT-3", diz Altman, se referindo ao antigo modelo de linguagem da companhia.

Sam Altman.Sam Altman.Fonte:  GettyImages 

Responsável pelo ChatGPT, atualmente um dos chatbots de inteligência artificial (IA) mais populares da indústria, a OpenAI passou por períodos turbulentos nos últimos meses. Altman, que é também cofundador da empresa, foi demitido pelo conselho e recontratado dias depois.

A conversa de Altman com Lex Friedman pode ser conferida na íntegra por este link (em inglês).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.