ChatGPT: 34% dos donos de smartphone no Brasil já usaram a IA, diz estudo

1 min de leitura
Imagem de: ChatGPT: 34% dos donos de smartphone no Brasil já usaram a IA, diz estudo
Imagem: GettyImages

O ChatGPT, plataforma de inteligência artificial (IA) da OpenAI, já foi usado por aproximadamente um em cada três brasileiros com smartphone. Esse é um dos dados da mais recente edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, que leva em conta só o uso de aplicativos para dispositivos móveis.

De acordo com o estudo, 34% dos brasileiros com smartphone dizem ter "conversado" com o ChatGPT ao menos uma vez — seja para fazer uma pergunta ou gerar conteúdos na IA generativa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Dessa porcentagem, 68% dos entrevistados dizem que foram conquistados pela IA e se tornaram usuários ativos do serviço, abrindo a plataforma ao menos uma vez por mês.

32% alega que "nunca ou quase nunca" abriu o site ou aplicativo novamente depois do teste.

Mais dados sobre o ChatGPT no Brasil

A pesquisa descobriu ainda que o smartphone é o aparelho mais usado pelo brasileiro para conversar com o chatbot. Ele é o preferido de 61% dos entrevistados e está instalado em 15% dos smartphones brasileiros. A OpenAI lançou versões do ChatGPT para dispositivos Android e iOS na metade do ano passado.

Além disso, o público nacional diz que usa mais o ChatGPT para as seguintes tarefas:

  • tirar dúvidas sobre temas diversos — 55%
  • produção de textos — 41%
  • fazer resumos — 41%
  • pegar conselhos ou recomendações — 35%
  • gerar imagens — 20%

A faixa de idade entre 16 a 29 anos é a que mais tem familiaridade com a plataforma (51%). Entre os entrevistados com mais de 50 anos de idade, só 16% chegou a usar o serviço ao menos uma vez.

A página inicial do ChatGPT no navegador.A página inicial do ChatGPT no navegador.Fonte:  OpenAI 

As classes A e AB (43% do público) são as que mais usaram o chatbot, contra 32% das classes C e D individualmente.

Outro ponto avaliado foi o índice de satisfação do público. O estudo aponta que 75% dos brasileiros deram uma nota de 4 ou 5 (de 5 pontos possíveis) para a experiência, o que é uma avaliação bastante positiva no geral.

A pesquisa entrevistou 2.112 brasileiros entre os dias 10 e 23 de janeiro de 2024. É possível conferir o estudo completo de forma gratuita a partir deste link.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.