OpenAI afirma que processo de Elon Musk foi motivado por 'arrependimento'

2 min de leitura
Imagem de: OpenAI afirma que processo de Elon Musk foi motivado por 'arrependimento'
Imagem: Unsplash

Em um memorando interno enviado aos funcionários, executivos da OpenAI dizem acreditar que Elon Musk está chateado por não fazer parte da startup e por isso decidiu processá-la. A ação foi iniciada pelo bilionário na última quinta-feira (29) em São Francisco, nos Estados Unidos.

“Acreditamos que as reivindicações neste processo podem resultar do arrependimento de Elon por não estar envolvido com a empresa hoje”, escreveu o diretor de estratégia da desenvolvedora do ChatGPT, Jason Kwon. O documento, recebido pelos colaboradores na sexta-feira (1º), foi divulgado pela CNBC.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Sam Altman também participou da fundação da OpenAI.Sam Altman também participou da fundação da OpenAI.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Na sequência, Kwon comenta sobre o sentimento de ver alguém que estava presente nos momentos iniciais da startup se voltar contra ela. “É profundamente decepcionante ver Elon tomar esta ação contra uma empresa que ele ajudou a fundar, especialmente dada a sua estreita colaboração com alguns de vocês que ainda estão aqui trabalhando”, declarou.

Vale lembrar que Musk foi um dos cofundadores da OpenAI, em 2015, e responsável por pagar o aluguel do primeiro escritório da marca, além de ter investido pelo menos US$ 44 milhões nela. Seu desligamento ocorreu em 2018, quando ele disse que a inteligência artificial se tornaria “potencialmente mais perigosa que as armas nucleares”.

Por que Elon Musk processou a OpenAI?

Na ação aberta no final de fevereiro, os advogados do dono do X/Twitter alegam que a OpenAI e o seu CEO, Sam Altman, abandonaram o propósito original da empresa, que era desenvolver ferramentas de IA para o benefício da humanidade, sem fins lucrativos. Eles também mencionam a importância de Musk nos passos iniciais da startup.

O papel do bilionário na criação da desenvolvedora foi lembrado no memorando interno. Porém, Kwon ressaltou que ele chegou a solicitar “controle inicial total e participação majoritária”, além de sugerir que a OpenAI se fundisse com a montadora Tesla.

Sobre as duas propostas, o chefe do setor de estratégia comentou que o colegiado não achou nenhuma delas apropriadas, decidindo ignorá-las. Quanto ao desvio do objetivo inicial alegado no processo, o diretor reafirmou que a companhia se mantém independente e continua a trabalhar para que a IA beneficie toda a humanidade.

Outro executivo que assinou o documento, Altman reiterou a declaração de Kwon e chamou Musk de “herói”. No entanto, disse sentir falta da versão antiga do cofundador.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.