Como rastrear celular Android pelo Google

3 min de leitura
Imagem de: Como rastrear celular Android pelo Google
Imagem: Pixabay
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Perder o celular e ter o aparelho roubado ou furtado são situações frustrantes. Para quem tem um smartphone Android, a Google disponibiliza uma ferramenta que pode ajudar a achá-lo. Trata-se do “Encontre meu Dispositivo”, cuja interface é baseada no Google Maps.

Além de facilitar a localização do smartphone, o recurso oferecido pela gigante de Mountain View permite emitir um som de alerta no aparelho. Ainda, o usuário pode bloquear o gadget, exibindo uma mensagem personalizada, e excluir todos os dados remotamente.

Usar essa função é bem simples, mas o Android desaparecido precisa estar com ela ativada, conectado à internet e com o GPS ligado.

Ative a função "Encontre meu Dispositivo"

1. Vá ao menu “Configurações” do aparelho e toque em “Google”.

Passo 1.Passo 1.Fonte:  André Dias - Tecmundo/Reprodução 

2. Na tela seguinte, pressione “Segurança”.

Passo 2.Passo 2.Fonte:  André Dias - Tecmundo/Reprodução 

3. Agora, escolha “Encontre Meu Dispositivo”.

Passo 3.Passo 3.Fonte:  André Dias - Tecmundo/Reprodução 

4. Ative o recurso tocando na chave, deixando-a na posição indicada na imagem.

Passo 4.Passo 4.Fonte:  André Dias - Tecmundo/Reprodução 

5. Deixe a localização por GPS sempre ligada, assim como a internet (via Wi-Fi ou rede móvel), pois só assim será possível achar o smartphone.

Passo 5.Passo 5.Fonte:  André Dias - Tecmundo/Reprodução 

Faça o rastreamento pelo computador

Para rastrear celular roubado, furtado ou perdido, vale lembrar novamente que é necessário realizar o procedimento acima antes de o aparelho ter sumido.

Depois de ativar o recurso, já é possível fazer o rastreamento pelo PC ou usando outro dispositivo móvel. Se você quiser efetuar a busca pelo computador, siga estes passos:

1. Vá à página do serviço Encontre Meu Dispositivo e faça login com os dados da conta Google vinculada ao aparelho que você deseja localizar.

Faça login na plataforma.Faça login na plataforma.Fonte: André Dias - Tecmundo/Reprodução

2. Concluído o acesso, o celular aparecerá na tela, e o sistema tentará se conectar a ele. Caso a conexão seja feita com sucesso, serão exibidos detalhes referentes à localização do aparelho, no mapa, e também informações sobre conexão à internet e bateria.

Página inicial da ferramenta de rastreamento do celular.Página inicial da ferramenta de rastreamento do celular.Fonte: André Dias - Tecmundo/Reprodução

3. O usuário terá três opções de ações para tomar. Ao acionar a primeira delas, “Reproduzir som”, o aparelho emitirá um alarme sonoro durante 5 minutos, funcionando mesmo se o telefone estiver no silencioso, o que poderá ajudar a encontrá-lo se ele sumir em casa, por exemplo.

Emitindo alerta sonoro.Emitindo alerta sonoro.Fonte: André Dias - Tecmundo/Reprodução

4. Na segunda alternativa, “Proteger dispositivo”, é possível bloquear o celular à distância, evitando acessos indevidos, opção interessante para quem perdeu o aparelho. Ao clicar nela, será exigido o PIN ou a senha para desbloquear a tela; além disso, o proprietário pode fazê-lo exibir uma mensagem no display, com os seus contatos.

Fazendo o bloqueio remoto do celular.Fazendo o bloqueio remoto do celular.Fonte: André Dias - Tecmundo/Reprodução

5. A terceira função, “Limpar dispositivo”, é uma medida bem radical e só deve ser acionada se não houver mais chances de recuperá-lo. Clicando nela, todos os dados do celular serão apagados (exceto os do cartão de memória, se ele tiver), voltando às configurações de fábrica, e você não conseguirá mais rastreá-lo.

Resetando o celular.Resetando o celular.Fonte: André Dias - Tecmundo/Reprodução

Rastreamento pelo app

Se você prefere usar o sistema de rastreamento em outro celular ou tablet, faça o seguinte:

1. Baixe o app Encontre Meu Dispositivo na Google Play Store e instale-o.

2. Informe os dados da conta Google pertencente ao aparelho desaparecido e faça login.

Usando o app para rastrear o smartphone.Usando o app para rastrear o smartphone.Fonte:  André Dias - Tecmundo/Reprodução 

3. Selecione o celular, na tela, e verifique as informações disponibilizadas — elas só vão aparecer se o telefone sumido possuir uma conexão ativa.

4. As mesmas opções listadas acima, no procedimento feito via computador, estarão disponíveis aqui. Escolha de acordo com as suas necessidades.

As opções são as mesmas disponíveis no PC.As opções são as mesmas disponíveis no PC.Fonte:  André Dias - Tecmundo/Reprodução 

É válido lembrar que o rastreamento via app também exige que o aparelho tenha sido preparado para ser localizado pela ferramenta, antes de ter sumido.

Outro detalhe importante é que a localização mostrada no mapa é aproximada e pode não ser exata. E caso não seja possível mostrar onde ele está atualmente, a plataforma tentará exibir o último local visível dele, se estiver disponível.

Esse mesmo recurso de rastreamento também pode ser usado para encontrar tablet perdido ou roubado, se ele possuir o sistema Android.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.