Android 15 pode forçar a exibição de apps em tela cheia

1 min de leitura
Imagem de: Android 15 pode forçar a exibição de apps em tela cheia
Imagem: GettyImages

O Android 15 pode forçar aplicativos a serem exibidos em tela cheia, segundo uma função experimental encontrada no sistema do Google. Dentro do Android 14 QPR2 Beta 3, versão experimental do SO, um recurso sugere que a exibição completa se tornará padrão na próxima atualização.

O recurso encontrado se chama "EDGE_TO_EDGE_BY_DEFAULT" e acompanha a descrição "Faz o app ser exibido em edge-to-edge por padrão se o kit de desenvolvimento (SDK) alvo for o VANILLA_ICE_CREAM ou mais recente".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com a exibição edge-to-edge, aplicativos podem exibir elementos na Barra de Status e na Barra de Navegação do Android.Com a exibição edge-to-edge, aplicativos podem exibir elementos na Barra de Status e na Barra de Navegação do Android.Fonte:  Android Authority/Reprodução 

O modo de exibição edge-to-edge é quando o aplicativo toma toda a tela, incluindo a barra de status superior e a barra de navegação da parte de baixo. Nem todos os  programas suportam o padrão, já que ele depende da implementação de algumas APIs adicionais.

O nome "VANILLA_ICE_CREAM", por sua vez, seria o apelido de sobremesa do Android 15 — ainda não confirmado até agora. Segundo o código, todo app construído para o sistema precisaria suportar a visualização edge-to-edge.

Por enquanto, a adição é apenas um resquício do desenvolvimento do Android 15. É possível que a política seja removida ao longo dos meses, caso o Google mude de ideia.

Se for verdadeira, a mudança deve gerar um aprimoramento visual, principalmente na exibição na horizontal. Além disso, ela também tornaria o posicionamento dos elementos padrões do sistema (barra de status e navegação) mais "naturais" e elegantes na tela.

Contudo, é necessário que desenvolvedores implementem da forma correta. Se a exibição edge-to-edge for ativada sem cuidado, apps com botões na parte inferior podem ter usabilidade comprometida.

Por enquanto, nada do Android 15 foi revelado oficialmente até o momento. O sistema operacional é previsto para o final de 2024, mas o lançamento deve ser antecedido por um longo período de testes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.