Google anuncia Android 15 e libera primeira prévia para desenvolvedores

1 min de leitura
Imagem de: Google anuncia Android 15 e libera primeira prévia para desenvolvedores
Imagem: Getty Images/Reprodução

O Google anunciou nesta sexta-feira (16) o Android 15, que chega com foco em melhorias na privacidade e segurança do usuário, maximização do desempenho de apps e maior suporte para criadores e desenvolvedores. A primeira versão de teste da nova geração do sistema foi liberada para dispositivos selecionados da série Pixel.

Em relação à privacidade, a atualização acrescenta proteção extra contra malwares capazes de infectar arquivos de aplicativos e traz a versão mais recente do Privacy Sandbox, recurso que reduz abusos relacionados à publicidade. Já o compartilhamento parcial de tela permite gravar apenas uma área específica do display, em vez de toda a tela.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Os primeiros detalhes da nova versão do Android acabam de ser liberados.Os primeiros detalhes da nova versão do Android acabam de ser liberados.Fonte:  Google/Divulgação 

Novos ajustes de câmera também estão disponíveis na edição, oferecendo aos desenvolvedores a possibilidade de que seus apps aproveitem recursos de hardware de última geração. Controlar a intensidade do flash e o brilho da visualização da câmera são alguns deles.

Outras novidades do Android 15 são melhorias no suporte a apps MIDI virtuais para criadores de músicas, oferecendo mais funcionalidades de composição, e otimizações no gerenciamento térmico e de energia em apps e jogos de alto desempenho. Vale citar, ainda, a disponibilidade de mais dados de nutrição e condicionamento físico na plataforma Health Connect.

Quando o Android 15 estará disponível para todos?

Neste primeiro momento, a nova versão do Android foi lançada apenas para desenvolvedores, que podem testar as melhorias, novos recursos e mudanças de comportamento em seus sistemas. A prévia está disponível para os celulares Pixel 6, Pixel 7, Pixel 8 e Pixel Fold, além do Pixel Tablet.

De acordo com o cronograma divulgado pelo Google, o primeiro beta público do Android 15 deve ser lançado entre março e abril para os testadores inscritos no programa beta do sistema operacional. As demais versões serão liberadas nos meses seguintes, trazendo outros novos recursos.

Cronograma de lançamento das versões de teste do Android 15.Cronograma de lançamento das versões de teste do Android 15.Fonte:  Google/Divulgação 

Por sua vez, a versão estável da nova geração do Android, também conhecida pelo codinome “Vanilla Ice Cream”, deve ser anunciada na segunda metade de 2024. No ano passado, o Android 14 teve a sua versão final liberada para o público em outubro, estreando com a linha Pixel 8.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.