Android 15 deve trazer alerta sobre a saúde da bateria do celular

1 min de leitura
Imagem de: Android 15 deve trazer alerta sobre a saúde da bateria do celular
Imagem: Getty Images/Reprodução

O Android 15 deverá trazer uma ferramenta capaz de verificar a saúde da bateria do celular e notificar o usuário quando houver a necessidade de troca do componente. A nova função está em desenvolvimento e teve os primeiros detalhes revelados na quinta-feira (21) pelo Android Authority.

De acordo com o site, o recurso já conhecido pelos usuários do iOS foi descoberto em uma atualização lançada para o Pixel 8 recentemente. O celular do Google ganhou uma nova página na seção “Sobre o telefone” dentro do menu “Configurações”, intitulada “Informações da bateria”, e é lá que a saúde do tanque de energia será verificada.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A função já aparece no Android 14, mas só deve ser ativada na próxima geração do sistema.A função já aparece no Android 14, mas só deve ser ativada na próxima geração do sistema.Fonte:  Android Authority/Reprodução 

Como a funcionalidade está começando a surgir, poucas informações são mostradas, incluindo a data de fabricação do componente e a contagem do ciclo. Esses dados são colhidos por meio de novas APIs implementadas no Android 14, que podem coletar muito mais estatísticas.

Status da carga, data do primeiro uso e a saúde da bateria são alguns dos outros dados disponíveis na página, mas vários destes recursos não estão habilitados, no momento. Mesmo sem mostrar o estado real do tanque de energia, a página alerta que “as baterias se degradam com o tempo e duram menos horas entre as cargas”.

Bateria original ou substituída?

Além de informar o estado de saúde atual da bateria e de trazer dicas para aumentar a vida útil do componente, a nova função também será capaz de exibir outros dados importantes a respeito do tanque de energia. Um deles é indicar se o celular utiliza a bateria original ou se ela foi substituída.

Tais tipos de informações podem ser bastante úteis na hora de comprar um celular usado, por exemplo, ajudando a verificar se a bateria está em boas condições e se a peça é realmente original. Vale ressaltar que alguns apps conseguem mostrar essas estatísticas, porém não com a mesma precisão de uma ferramenta nativa do sistema.

Especula-se que o alerta de saúde da bateria será lançado junto com o Android 15, no segundo semestre do próximo ano. Maiores detalhes sobre a função devem surgir nas versões de teste da próxima edição do sistema operacional do Google.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.