Windows 11 pode ganhar ferramenta de upscaling com IA nativa

1 min de leitura
Imagem de: Windows 11 pode ganhar ferramenta de upscaling com IA nativa
Imagem: GettyImages

A Microsoft estaria desenvolvendo uma ferramenta de upscaling nativa para o Windows 11. No X, antigo Twitter, um informante compartilhou um print da função que, assim como o DLSS da NVIDIA, promete aumentar a resolução de aplicativos e jogos usando IA.

A descoberta foi divulgada pelo usuário PhantomOcean3 (@PhantomOfEarth) na rede social de Elon Musk, que conseguiu encontrá-la numa versão experimental do sistema. Conforme mostra o print anexado ao post, a função se chamaria "Automatic super resolution" e poderia ser ativado em apps escolhidos manualmente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Embora o informante não tenha divulgado detalhes, a descrição da ferramenta sugere funcionamento semelhante ao Deep Learning Super Sampling (DLSS) da Nvidia, que usa IA para aumentar a resolução de jogos, mas sem sacrificar quadros por segundo. A AMD e a Intel também tem ferramentas próprias, a FSR e o XeSS, respectivamente.

Por enquanto, a Microsoft não se manifestou sobre o assunto, então é impossível descrever como a ferramenta vai funcionar. Além disso, é possível que ela dependa de hardware específico para ser ativada, como uma placa de vídeo dedicada com núcleos tensores ou um processador com NPUs.

Windows 11 24H2 vem aí

Ao invés de inaugurar o Windows 12, a Microsoft pode estar preparando o Windows 11 24H2, a grande atualização do sistema. O pacote deve ser marcado por uma infinidade de novidades para o sistema operacional.

Ainda não foram divulgados muitos detalhes sobre a compilação, tampouco existe a confirmação de que ela é real. Porém, rumores apontam que ela será recheada de adições alimentadas por inteligência artificial — o que combinaria com a ferramenta de upscaling com IA.

Por enquanto, não há previsão oficial de lançamento do Windows 11 24H2, mas a Microsoft costuma lançar atualizações entre setembro e outubro. Agora, portanto, resta esperar por mais notícias.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.