X (antigo Twitter) bloqueia pesquisas sobre Taylor Swift após imagens explícitas de IA viralizarem

2 min de leitura
Imagem de: X (antigo Twitter) bloqueia pesquisas sobre Taylor Swift após imagens explícitas de IA viralizarem
Imagem: GettyImages

Imagens explícitas geradas por inteligência artificial (IA) da cantora Taylor Swift viralizaram no X, antigo Twitter, recentemente. Como contramedida, a plataforma bloqueou pesquisas relacionadas à artista.

Segundo o The Verge, uma das publicações já atingiu mais de 45 milhões de visualizações, 24 mil republicações e centenas de milhares de curtidas. Somente 17 horas depois do post, a conta responsável em questão foi suspensa por violar regras da plataforma.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O X, antigo Twitter, tenta conter a circulação das imagens falsas.O X, antigo Twitter, tenta conter a circulação das imagens falsas.Fonte:  GettyImages 

Dias depois, algumas das imagens falsas ainda circulavam pela rede social. O The Verge apontou que o termo "Taylor Swift AI" se tornou um dos tópicos mais discutidos em algumas regiões.

A apuração do site 404 Media concluiu que as imagens surgiram de um grupo no Telegram, em que são compartilhadas imagens explícitas de famosos geradas por IA. O grupo utiliza o programa Microsoft Designer para criar os arquivos.

X se manifesta sobre o conteúdo

Frente a popularização do conteúdo falso, o X se manifestou por meio de um dos perfis oficiais da plataforma.

"A publicação de imagens de nudez não consensual é estritamente proibida no X e temos uma política de tolerância zero em relação a esse tipo de conteúdo. Nossas equipes estão removendo ativamente todas as imagens identificadas e tomando as medidas apropriadas contra as contas responsáveis por publicá-las", explicou a empresa.

"Estamos monitorando de perto a situação para garantir que quaisquer violações futuras sejam resolvidas imediatamente e que o conteúdo seja removido", complementou.

Como medida mais drástica, o X bloqueou pesquisas relacionadas à cantora, confirmou o chefe de operações comerciais, Joe Benarroch, ao jornal BBC. Segundo o executivo, essa é uma ação temporária para priorizar segurança na rede.

Nesta segunda-feira (29), caso o usuário tente pesquisar por "Taylor Swift" usando o mecanismo de busca do X, será encaminhado para uma tela de erro.

O X bloqueou buscas relacionadas a Taylor Swift de forma temporária.O X bloqueou buscas relacionadas a Taylor Swift de forma temporária.Fonte:  Igor Almenara/TecMundo 

A base de fãs de Taylor Swift criticou o X pela demora na reação aos posts, e por alguns deles ainda estarem disponíveis na plataforma. Como contramedida, a comunidade tentou esconder as imagens com clipes reais da cantora usando hashtags.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.