Google Play Store agora facilita exclusão de dados de contas em apps; veja

1 min de leitura
Imagem de: Google Play Store agora facilita exclusão de dados de contas em apps; veja
Imagem: Unsplash

Excluir dados de contas vinculadas a apps e jogos que oferecem a criação de perfil no Android agora ficou mais fácil. O processo de remoção das informações foi simplificado a partir de uma atualização na Play Store lançada pelo Google na última segunda-feira (12).

Anteriormente, o usuário precisava procurar a opção de remover seus dados nas configurações do aplicativo ou na página do desenvolvedor quando decidisse deixar de utilizar aquele software. Assim, muitas pessoas se perdiam em meio ao processo e acabavam não solicitando a exclusão das suas informações.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Link na Play Store agora facilita solicitar a exclusão de dados em apps e jogos (Imagem: Google/Divulgação)Link na Play Store agora facilita solicitar a exclusão de dados em apps e jogos (Imagem: Google/Divulgação)Fonte:  Google/Divulgação 

Mas com o update, todo este processo agora se resume a tocar em um link que redireciona para o site do responsável pelo app. Ele pode ser encontrado na seção “Segurança dos dados”, na página do programa em questão na loja oficial do Android — é preciso rolar a tela para visualizar a opção.

Ao tocar em “Você pode solicitar a exclusão dos dados”, o usuário é redirecionado ao site do desenvolvedor, onde deverá concluir o pedido para deletar suas informações associadas ao app ou jogo. A novidade está disponível na atualização mais recente da Google Play Store (v39.7) que chegará aos poucos para os usuários.

Exclusão direta no app ainda é aguardada

Embora a nova opção de excluir dados de contas de apps e jogos na Play Store facilite o processo, uma maneira de solicitar a remoção das informações diretamente no aplicativo ainda é esperada. Dessa forma, o usuário não precisaria recorrer a fontes externas para realizar o pedido.

No ano passado, o Google informou aos desenvolvedores que oferecem a criação de contas em seus programas sobre a necessidade de disponibilizar soluções para a exclusão imediata dos dados a qualquer momento, tanto por meio do próprio app quanto via web. Por enquanto, a primeira opção ainda não foi lançada.

Assim, os usuários interessados em aumentar a privacidade devem utilizar o link na Play Store, disponibilizado agora, para solicitar ao responsável pelo aplicativo que delete seus dados quando não quiser mais utilizar o software no celular.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.