Google Play Store: nova função permite desinstalar apps de outros aparelhos

1 min de leitura
Imagem de: Google Play Store: nova função permite desinstalar apps de outros aparelhos
Imagem: GettyImages

O Google está desenvolvendo uma nova função para a Play Store, loja digital de aparelhos do ecossistema Android. Em breve, usuários poderão desinstalar aplicativos remotamente, ou seja, sem precisar ter o dispositivo em mãos.

A novidade foi encontrada pelo blog The SpDroid na versão 38.8 da Google Play Store, lançada em dezembro de 2023. Entretanto, o recurso ainda não foi ativado por padrão e precisa de algumas modificações internas para funcionar, o que significa que ele continua em fase de refinamento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A ideia do Google, segundo a publicação, é ajudar  realizar uma "faxina" em outros aparelhos sem precisar ligar e usar cada um deles.

Desinstalando apps remotamente no Android

O recurso de desinstalar aplicativos de forma remota em outros celulares ligados sob a mesma conta fica nas configurações do dispositivo. Mais especificamente, ela está no item "Gerenciar", que fica na aba "Gerenciar apps e dispositivos".

Lá, é possível também filtrar os apps instalados em outros eletrônicos a partir do tamanho, caso o usuário queira remover os que ocupam mais memória interna, por exemplo.

A desinstalação remota de apps pela Google Play Store.A desinstalação remota de apps pela Google Play Store.Fonte:  TheSpAndroid 

É possível instalar aplicativos remotamente no ecossistema Android com certa facilidade. Caso você esteja logado com a mesma conta Google em mais celulares, relógios inteligentes ou tablets, por exemplo, é possível acessar a Google Play Store por outro smartphone ou até pelo computador e "enviar" a instalação para esses dispositivos.

O processo inverso, ou seja, solicitar a remoção de um aplicativo de outro aparelho que está conectado ao seu por um mesmo cadastro, não é possível até agora.

Segundo o The SpDroid, a novidade será válida para o controle de aparelhos com as plataformas Android, WearOS, Android TV, Android Auto e computadores. Até agora, o Google não se pronunciou oficialmente sobre o caso e não há previsão para que a desinstalação remota pela Google Play Store vire um recurso oficial na plataforma.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.