Google Play Protect vai bloquear apps maliciosos automaticamente no Android

1 min de leitura
Imagem de: Google Play Protect vai bloquear apps maliciosos automaticamente no Android
Imagem: Getty Images/Reprodução

Com o objetivo de proteger os usuários dos golpes financeiros online, o Google Play Protect começará em breve a bloquear a instalação de aplicativos maliciosos automaticamente no Android. A novidade, que está sendo testada primeiro em Singapura, foi anunciada pela gigante das buscas na última terça-feira (6).

De acordo com a companhia, a proteção aprimorada do serviço de detecção de ameaças fará uma análise detalhada do uso de permissões de tempo de execução confidenciais comuns em fraudes financeiras. Os alvos serão quatro solicitações específicas: RECEIVE_SMS (receber SMS), READ_SMS (ler SMS), BIND_NOTIFICATIONS (histórico de notificações) e Accessibility (acessbilidade).

A novidade reforça a segurança contra os golpes financeiros, principalmente (Imagem: Divulgação/Google)A novidade reforça a segurança contra os golpes financeiros, principalmente (Imagem: Divulgação/Google)Fonte:  Google/Divulgação 

Como explicou a big tech, essas permissões “são frequentemente utilizadas por fraudadores para interceptar senhas de uso único via SMS ou notificações, bem como espionar o conteúdo da tela”. Mais de 95% das instalações das famílias de malware que exploram tais solicitações são originadas de fontes não oficiais.

A partir da ativação desta nova ferramenta de segurança, o Google Play Protect fará o bloqueio automático do app malicioso que incluir qualquer uma dessas quatro permissões em downloads fora da Play Store, impedindo a sua instalação. Em seguida, um alerta será mostrado na tela, informando ao usuário o motivo de não permitir aquele software.

Disponibilidade em mais regiões?

Inicialmente, o Play Protect fará o bloqueio automático de aplicativos maliciosos apenas para quem reside em Singapura. A proteção reforçada é parte de uma parceria estratégica com a Agência de Segurança Cibernética de Singapura (CSA) e será lançada “nas próximas semanas”, segundo o Google.

O recurso já foi testado pelo governo local e agora ficará disponível para o público em geral nos dispositivos Android com Google Play Services. No momento, não há previsão de disponibilidade da ferramenta de proteção em mais países, uma vez que a gigante de Mountain View pretende verificar a eficiência do sistema antes de expandir o acesso a ele.

Recentemente, o serviço de detecção de ameaças do Android foi atualizado com a verificação aprimorada em tempo real. A funcionalidade, otimizada para lidar com softwares que usam IA e outros métodos para escapar da análise, já identificou 515 mil novos apps maliciosos, bloqueando 3,1 milhões de instalações.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.