Google Play Protect tem mecanismo de verificação mais eficiente para apps

1 min de leitura
Imagem de: Google Play Protect tem mecanismo de verificação mais eficiente para apps
Imagem: Igor Almenara/TecMundo

O Google aprimorou o sistema de defesa contra malwares da Play Store. A proteção da loja de aplicativos do Android agora lida melhor com softwares polimórficos, incluindo aqueles que usam inteligência artificial (IA) para evitar detecção.

Com o novo mecanismo, a Play Store recomendará que o usuário faça uma verificação em tempo real durante a instalação de um app nunca analisado antes. Se algo de errado for detectado, o sistema alertará que o programa é possivelmente nocivo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O novo mecanismo do Google Play Protect recomenda uma varredura em tempo real de apps nunca verificados antes.O novo mecanismo do Google Play Protect recomenda uma varredura em tempo real de apps nunca verificados antes.Fonte:  Google 

A novidade faz parte do Google Play Protect, mecanismo de defesa contra malwares integrado à Play Store e ao Google Play Services. Segundo a gigante, a ferramenta verifica cerca de 125 bilhões de apps por dia.

Aprendendo com o catálogo da Play Store

A base de dados de aprendizagem de máquina do Play Protect vem de cada app disponibilizado na Play Store. "Nós observamos milhares de sinais e comparamos o comportamento do aplicativo. O Google Play Protect se aprimora a cada app identificado, permitindo o fortalecimento de proteções para todo o ecossistema Android", explica o Google no blog oficial.

No processo de varredura, o Google extrai sinais do aplicativo e envia para a base do Play Protect para análise de código.

Sistema do Google não é infalível

Ainda que o Play Protect esteja melhorando a detecção de malwares e apps polimórficos, ele não é perfeito. Há métodos capazes de contornar a detecção da ferramenta, como a implementação intervalos maiores durante a instalação.

Sendo assim, é importante se manter atento a origem dos aplicativos baixados no celular. É crucial evitar links diretos de sites e plataformas desconhecidas e apps que prometem soluções extras para programas populares — como clientes alternativos de mensageiros e redes sociais.

Distribuição gradativa

O novo mecanismo de varredura do Play Protect é distribuído gradativamente em países selecionados, começando pela Índia. Segundo o Google, a novidade será implementada em todas as regiões nos próximos meses.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.