IA pode ajudar humanidade a ter semana com 3 dias de trabalho, diz Bill Gates

1 min de leitura
Imagem de: IA pode ajudar humanidade a ter semana com 3 dias de trabalho, diz Bill Gates
Imagem: GettyImages

O empresário e filantropo Bill Gates defendeu que o uso de inteligência artificial (IA) no campo do trabalho pode tornar uma semana de trabalho de três dias possível. Em uma entrevista para o programa What Now?, de Trevor Noah, o cofundador da Microsoft citou os possíveis benefícios dessa tecnologia para a humanidade.

De acordo com Gates, chegaremos eventualmente a um ponto em que "não será preciso trabalhar tão duro", caso "as máquinas consigam fazer todas as comidas e outras coisas". Como resultado, uma semana com expediente de três dias úteis "seria provavelmente OK".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Atualmente, alguns países já estão testando uma semana com quatro dias de trabalho, mas esse ainda é um experimento limitado a certos cargos. A própria Microsoft, que teve Gates como CEO por anos, é uma das interessadas e já participa desses testes.

Impactos da IA dentro e fora do mercado de trabalho

Ainda na entrevista, o ex-CEO comparou o uso de chatbots e sistemas automatizados com o próprio PC, que ele ajudou a popularizar com a introdução do Windows décadas atrás.

"Eu não acho que a IA terá um impacto tão dramático quando a Revolução Industrial, mas certamente será tão grande quanto a introdução do computador pessoal", diz Gates.

Ele cita como exemplo softwares de processamento de palavras e editores de texto como exemplo de uma máquina que não acabaram com o trabalho de escritório, mas mudaram eles para sempre. "Funcionários e empregadores tiveram que se adaptar e eles fizeram isso", comenta.

Gates é um entusiasta de IAs generativas como o ChatGPT, da OpenAI.Gates é um entusiasta de IAs generativas como o ChatGPT, da OpenAI.Fonte:  GettyImages 

O bilionário já defendeu anteriormente o uso de IA em vários campos e minimizou preocupações como a eliminação de empregos. No lugar, Gates cita possíveis benefícios sociais, mesmo sem explicar como seria possível trabalhar tão pouco e "ganhar um salário para sobreviver".

Anteriormente, o empresário já afirmou que pausar desenvolvimento de IA não vai resolver problemas desse campo, e o ChatGPT é "o maior avanço tecnológico em décadas".

Por outro lado, as opiniões do empresário não costumam agradar outro bilionário da tecnologia: Elon Musk, da Tesla e do Twitter/X. Durante uma das várias trocas de indiretas entre ambos, o empresário afirmou que o conhecimento do rival sobre IA é "limitado".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.