Bill Gates diz que IA poderá matar a Busca do Google e a Amazon

1 min de leitura
Imagem de: Bill Gates diz que IA poderá matar a Busca do Google e a Amazon
Imagem: GettyImages

Bill Gates continua fascinado pela inteligência artificial. Em seu discurso no evento das empresas Goldman Sachs e SV Angel sobre a tecnologia, o cofundador da Microsoft falou sobre o próximo avanço do setor: um agente digital pessoal que seria capaz de executar tarefas para seus usuários.

“Quem ganhar o agente pessoal, esse é o grande lance, porque você nunca mais irá a um site de busca, nunca mais entrará em um site de produtividade, nunca mais visitará a Amazon de novo”, afirmou o bilionário. Isso significa que a futura tecnologia seria tão profunda, que poderia alterar, de forma definitiva o comportamento das pessoas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O diferencial entre esse assistente de IA em desenvolvimento e as tecnologias atualmente em uso é que ele será capaz de entender previamente as necessidades e os hábitos das pessoas e "ler as coisas que você não tem tempo de ler", prevê Gates. Quanto à empresa que o lançará, o bilionário diz que há 50% de chance de ser uma startup ou uma Big Tech.

Quem poderá lançar o futuro assistente de IA?

Com um assistente pessoal de IA, as pessoas não precisarão usar sites de busca.Com um assistente pessoal de IA, as pessoas não precisarão usar sites de busca.Fonte:  GettyImages 

“Puxando a sardinha” para o seu lado, Bill Gates disse que “ficaria desapontado se a Microsoft não entrasse lá [na corrida pelo agente pessoal de IA]”. Mas se confessou impressionado com o trabalho de algumas startups, citando especificamente a Inflection.AI, fundada pelo ex-DeepMind Mustafa Suleyman, que criou a IA motivacional Pi.

O fundador da Microsoft disse que ainda levará algum até que esse futuro assistente digital pessoal seja lançado globalmente, mas assegurou que a primeira empresa que o fizer terá uma imensa vantagem sobre as concorrentes.

Ele disse que o surgimento de tecnologias de IA generativas é um divisor de águas que afetará diretamente os trabalhadores de colarinho branco, assim como humanoides mais baratos que operários serão uma ameaça aos "trabalhadores de colarinho azul".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.