App Fotos do Windows 11 ganha recursos de edição baseados em IA

1 min de leitura
Imagem de: App Fotos do Windows 11 ganha recursos de edição baseados em IA
Imagem: Getty Images/Reprodução

Recursos de edição baseados em inteligência artificial (IA) estão chegando ao aplicativo Fotos do Windows 11, possibilitando desfocar, remover e trocar o fundo de imagens. Conforme relatou o Windows Latest no domingo (12), as novidades serão disponibilizadas primeiro para os inscritos no canal Canary do programa Insider.

Funcionando de forma semelhante às ferramentas de edição do Google Fotos e também às lançadas no Paint, recentemente, os novos mecanismos aproveitam o poder da IA para detectar a pessoa, animal ou objeto que aparece em primeiro plano. Em seguida, um menu com três opções é aberto no canto direito.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O menu com os recursos de IA aparece no canto direito da tela, ao abrir uma foto para edição.O menu com os recursos de IA aparece no canto direito da tela, ao abrir uma foto para edição.Fonte:  Windows Latest/Reprodução 

Na primeira delas, “Desfocado”, toda a área ao fundo é desfocada, deixando o objeto em primeiro plano como o centro da atenção na imagem. O usuário consegue modificar a intensidade do efeito deslizando a barra de ajuste e também pode selecionar, manualmente, as áreas que serão afetadas pelo desfoque.

A segunda alternativa, “Remover”, permite excluir todo o fundo da foto com apenas um clique, otimizando o trabalho de edição no app Fotos do Windows 11. Já a terceira, “Substituir”, oferece a possibilidade de trocar o fundo original por outro com uma cor personalizada, definida por meio da paleta de cores.

Como usar?

Para ter acesso aos novos recursos de edição do Fotos baseados em IA é necessário, primeiramente, ser um testador do Windows 11 inscrito no canal Canary do programa Windows Insider. Outro requisito é possuir a versão 2023.11110.8002.0 do aplicativo instalada em seu dispositivo.

O passo seguinte é abrir a imagem desejada usando o Microsoft Fotos e clicar em “Editar”, dentro do software. Logo após, o menu com as três opções de edição com IA será exibido, bastando escolher a ferramenta que deseja utilizar para realizar a modificação.

As ferramentas de edição com IA devem ser disponibilizadas nos demais canais do programa Insider, para a continuação dos testes antes de serem lançadas na versão estável do Fotos. A disponibilidade dos recursos para o público em geral ainda não tem data para acontecer.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.