Carteira do Google agora aceita pagamento com QR Code no Brasil

2 min de leitura
Imagem de: Carteira do Google agora aceita pagamento com QR Code no Brasil
Imagem: Google/Divulgação

Usuários da Carteira do Google no Brasil agora também podem efetuar pagamentos com QR Code, aproveitando a função que estreia no mercado nacional a partir desta terça-feira (14). Com o recurso, os celulares Android sem NFC se tornam compatíveis com os pagamentos digitais nas maquininhas de cartão.

A novidade foi desenvolvida com foco em países como o Brasil, primeiro mercado a recebê-la, nos quais uma grande parcela dos smartphones não possui NFC. Dados da consultoria IDC indicam que 60% dos telefones vendidos por aqui nos últimos três anos não trazem a tecnologia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A Carteira do Google agora pode ser usada em celulares sem NFC.A Carteira do Google agora pode ser usada em celulares sem NFC.Fonte:  Google/Divulgação 

De acordo com o Google, a funcionalidade estreia suportando a maioria dos cartões emitidos pelos bancos brasileiros, nas bandeiras Mastercard, Visa e Elo. Ela está disponível em estabelecimentos que utilizam maquininhas das empresas Getnet, Cielo e Rede.

“A Carteira do Google é para todos e pagar com ela é mais seguro do que com cartões físicos. Quando você usa a Carteira para pagar em lojas, inclusive ao escanear códigos QR, nós não enviamos para a empresa as informações reais do seu cartão”, explicou a head de operações de pagamentos do Google na América Latina, Elisa Joia.

Como realizar pagamentos com QR Code na Carteira do Google?

Para usar a função de pagamento com QR Code na Carteira do Google é necessário ter cartão de crédito ou débito emitido por um dos bancos parceiros do serviço, cadastrá-lo no app da carteira digital e realizar a validação no app da instituição financeira. Feito isso, será possível pagar por aproximação ou leitura do código.

Na hora de pagar em uma loja física, peça ao atendente para gerar um QR Code para pagamento com cartão. Quando o código aparecer na maquininha, abra o app Carteira do Google, selecione a opção de QR Code na tela inicial, aponte a câmera para o display e aguarde a leitura.

Em seguida, confira os dados da compra e confirme o pagamento com a autenticação via senha ou biometria, dependendo do emissor do cartão e do valor da operação. Como explica a big tech, o app sempre exigirá o desbloqueio do celular antes de uma transação e pode solicitar um novo desbloqueio por segurança, posteriormente.

As compras podem ser quitadas à vista ou parceladas e o recibo fica guardado no app, além da emissão pela maquininha.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.