Google Maps x Apple Maps: qual é melhor?

4 min de leitura
Imagem de: Google Maps x Apple Maps: qual é melhor?
Imagem: Getty Images

Serviços de mapa estão se tornando cada vez mais populares, não apenas para motoristas mas também para quem costuma se deslocar com transporte público, bicicleta ou até mesmo andando. Neste cenário, dois nomes bem conhecidos são o Google Maps e o Apple Maps.

Enquanto um foi criado pela Gigante das Buscas e conta com uma trajetória mais longa. O outro é cortesia da Maçã, com uma caminhada mais curta, porém conquistando espaço entre o público.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

E aí, a pergunta que fica no ar é: qual deles é o melhor e capaz de atender as suas necessidades? É exatamente sobre isso que falaremos nas linhas a seguir.

Confira qual serviço de navegação por mapas é o mais indicado de acordo com as suas necessidades.Confira qual serviço de navegação por mapas é o mais indicado de acordo com as suas necessidades.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Qual é o melhor aplicativo de navegação: Google Maps ou Apple Maps?

Para responder a essa pergunta, vamos analisar cada um dos serviços em campos separados, indicando em cada tópico qual deles se sai melhor naquele quesito em específico. Confira na sequência:

1. Disponibilidade

Vamos começar analisando a disponibilidade de cada um dos dois serviços. Começando pelo Apple Maps, estamos diante de uma oferta exclusiva para aqueles que possuem dispositivos da Apple, o que acaba limitando um pouco o seu alcance.

Por outro lado, o Google Maps pode ser acessado por qualquer dispositivo, inclusive aqueles fabricados pela Maçã. Outro ponto importante é que a conta Google sincroniza os dados de todos os aplicativos da empresa independentemente do dispositivo, incluindo nessa relação suas rotas já traçadas e históricos de viagem.

  • Vencedor: Google Maps.

2. Interface

Quando se fala em usar recursos visuais para navegação, espera-se que um mapa seja visualmente agradável e, sobretudo, apresente facilidade de uso em todos os seus recursos disponíveis para os usuários.

Começando pelo Google Maps, sua interface é bem apresentável, mas peca um pouco por apresentar diversos botões e barra de ferramentas visível na parte superior da tela, o que também acaba tampando um pouco a área de visualização. Claro que todas essas coisas somem se você tocar no meio do visor, mas ainda assim é algo que dá uma certa poluída no visual.

Já o Apple Maps apresenta uma visualização mais simplificada e sem nada sobrepondo de maneira drástica o mapa. Outro ponto é que o serviço da Maçã apresenta muitas de suas funções mais importantes em pequenos botões, e até mesmo a barra de pesquisa – que traz diversas opções – pode sumir rapidamente tocando no botão X.

  • Vendedor: Apple Maps.

Mapas com interfaces limpas são importantes para ajudar na navegação.Mapas com interfaces limpas são importantes para ajudar na navegação.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

3. Navegação

A navegação é algo importante em qualquer serviço de mapa, e nesse ponto tanto o Google Maps quanto o Apple Maps se comportam bem. Seja qual for a sua escolha, ambos serão capazes de guiá-lo sem problemas até o seu destino.

Os dois serviços apresentam informações como condições atuais da rota traçada, bloqueios na estrada (caso haja algum) e até mesmo desvios de caminho com sugestões mais rápidas em caso de trânsito. Porém, o serviço da Google tem a vantagem de permitir que você inclua diversas paradas em sua rota com antecedência.

  • Vencedor: Google Maps.

4. Privacidade

A privacidade é um ponto importante para diversas pessoas atualmente, especialmente a maneira como as empresas lidam com informações oferecidas pelos usuários. Como serviços de mapas incluem trajetos comuns feitos com frequência, o assunto é de extrema importância.

Começando pela Apple, o Apple Maps traz como vantagem o uso de um sistema chamado "fuzzing", capaz de mascarar para onde você está se deslocando ao enviar solicitações com vários indicadores em vez de uma rota do ponto X ao Y. Um detalhe adicional é que depois de 24 horas ele converte sua localização para um método menos preciso, e a própria Maçã não armazena tais dados.

Por outro lado, o Google Maps armazena todas as suas informações de viagem, inclusive para sugerir anúncios mais personalizados, algo que pode acabar incomodando alguns usuários.

  • Vencedor: Apple Maps.

Quem é o vencedor: Google Maps ou Apple Maps?

Tanto o serviço da Maçã quanto o da Gigante das Buscas ajudam na tarefa de navegação em uma viagem de carro ou utilizando transporte público.

Por isso, o melhor deles vai depender daquilo que você deseja: o Google Maps, por exemplo, oferece bem mais recursos em troca do compartilhamento de informações, enquanto o Apple Maps conta com um visual mais limpo, porém com menos opções adicionais.

A decisão entre o Google Maps e o Apple Maps vai depender da forma como pretende utilizar o serviço de mapas.A decisão entre o Google Maps e o Apple Maps vai depender da forma como pretende utilizar o serviço de mapas.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Qual serviço é o mais usado?

Devido ao seu alcance e disponibilidade, o Google Maps acaba se tornando um serviço muito mais usado que o Apple Maps. Sem uma trava de sistema, a navegação da Gigante das Buscas é acessível em qualquer dispositivo, seja ele um smartphone e até mesmo um computador com Windows, Mac ou Linux.

O Apple Maps é propriedade da Google?

O Apple Maps é um serviço criado, mantido e atualizado totalmente pela Apple. Dessa forma, o aplicativo de navegação não tem nenhuma vinculação com o sistema da Gigante das Buscas, e a própria empresa criada por Steve Jobs armazena as imagens e sistemas utilizados em seus mapas.

E para você, qual dos serviços é melhor? Compartilhe a sua opinião com os demais leitores do TecMundo utilizando as nossas redes sociais!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.