Amazon, Meta e Microsoft se unem para competir com Google Maps

1 min de leitura
Imagem de: Amazon, Meta e Microsoft se unem para competir com Google Maps
Imagem: Overture Maps Foundation

Os mapas do Google e da Apple ganharam um novo concorrente. As gigantes Amazon, Meta e Microsoft se juntaram a TomTom para lançar um projeto de mapeamento de código aberto, para que desenvolvedores terceirizados não dependam do serviço das outras duas big techs.

As quatro empresas formaram a Overture Maps Foundation em 2021. E agora, divulgaram o primeiro conjunto de dados de mapa aberto, com mais de 59 milhões de locais de interesse. Com ele, os desenvolvedores podem criar produtos próprios de navegação.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Os mapas em código aberto da Overture deixa que os desenvolvedores trabalhem em suas aplicações de maneira mais prática e econômica.Os mapas em código aberto da Overture deixa que os desenvolvedores trabalhem em suas aplicações de maneira mais prática e econômica.Fonte:  Overture Maps Foundation/Divulgação 

O conjunto, disponível no site da Overture, conta com dados sobre redes de transporte, limites administrativos e edifícios. Eles receberam uma formatação que permite aos programadores “ingerir e usar os dados do mapa de maneira padrão e documentada”. Também são interoperáveis.

“A Overture planeja construir uma ampla colaboração que possa construir e manter um banco de dados abrangente e atualizado de POIs [locais de interesse, na sigla em inglês]”, disse o diretor executivo da fundação, Marc Prioleau.

Com os dados disponíveis e em código aberto, os desenvolvedores podem fazer seus aplicativos com mais facilidade e de maneira mais barata. Atualmente, é preciso pagar para acessar a interface de programação de aplicação (API) do Google Maps. Há ainda cobrança da Apple para aplicativos não nativos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.