Como preservar sua privacidade e identidade online?

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Como preservar sua privacidade e identidade online?
Imagem: GettyImages/Reprodução

Como podemos nos sentir mais seguros no ambiente online? Essa pergunta representa um grande desafio para qualquer pessoa que utilizou tecnologias nos últimos anos. Porém, há determinadas práticas realmente eficazes que podem garantir mais segurança, privacidade e identidade nesse cenário.

Por mais que possam parecer soluções complicadas em um primeiro momento, nesta lista, você vai perceber que todas as dicas podem ser aplicadas de forma muito prática. Assim, algumas delas se tornarão até mesmo corriqueiras no seu dia a dia. Quer saber mais? Confira abaixo!

5. Tampe a sua webcam

kasperskyQuando não estiver usando sua webcam, utilize uma simples fita para tampá-la. (GettyImages/Reprodução)

Pode parecer estranho, mas vale tudo para se proteger. Uma boa atitude para se tomar diante de ameaças constantes de espionagem no ambiente online é colocar uma simples fita adesiva na webcam do computador quando ela não estiver em uso.

Por mais que alguns dispositivos indiquem quando ela está sendo usada, muitas vezes os hackers conseguem acessá-la para espionar os usuários ao desativar essa função. Dessa forma, vale essa proteção extra.

4. Mantenha os softwares atualizados

kasperskySeja no ambiente profissional ou doméstico, atualize seus aplicativos constantemente. (GettyImages/Reprodução)

Outra dica interessante é atualizar constantemente todos os aplicativos e softwares disponíveis em seu computador. Isso evita que brechas sejam criadas para invasões de malwares, já que muitas companhias desenvolvedoras trabalham intensamente na proteção dos usuários e fornecem novos mecanismos de proteção a cada atualização disponível.

Uma boa maneira de concretizar essa ação e ficar despreocupado é deixar as atualizações automáticas no sistema. Além disso, basta acessar o menu de configurações e acompanhar ao menos uma vez por semana se tudo está acontecendo da melhor forma.

Veja também: Escolher antivírus perfeito gamers

3. Utilize um gerenciador de senhas

kasperskyUm gerenciador de senhas certamente vai te trazer mais conforto e segurança no ambiente online. (GettyImages/Reprodução)

Sabemos que ter senhas fortes pode evitar grandes problemas no futuro. Além do mais, atualmente, precisamos de senhas para quase todas as nossas ações, já que, com os autenticadores de senhas, a segurança se tornou ainda mais eficiente.

Contudo, você ainda pode estar vulnerável. Nesse contexto, ter um gerenciador de senhas em seu dispositivo é uma boa solução para esse tipo de infortúnio. Além de fazer a autenticação em dois fatores, senhas mais fortes poderão ser criadas sem que você as esqueça.

2. Faça backups constantes

kasperskyExistem diversas ameaças que podem corromper seus arquivos e mídias. Portanto, salve-os em backup! (GettyImages/Reprodução)

Assim como atualizar é importante para evitar brechas e manter sua segurança no ambiente online intacta, outra dica é fazer backups constantes para não perder seus arquivos e mídias em uma eventual invasão. Você pode fazer backups na nuvem ou ainda em um dispositivo de armazenamento, como um HD externo.

É interessante fazer esses backups com uma certa regularidade. E com o apoio de um bom antivírus, escaneie seus arquivos e mídias para saber se algum deles está em risco ou ameaçado.

Confira: 4 medidas segurança você precisa ter jogar online

1. Instale um bom antivírus

kasperskyTer um bom antivírus instalado em seu dispositivo pode ser um bom começo para se proteger. (GettyImages/Reprodução)

E por falar em um bom antivírus, não poderíamos fechar essa lista sem mencionar as vantagens de contratar os produtos e serviços da Kaspersky, que possui um dos antivírus mais completos do mercado. Além de fornecer segurança no ambiente online, você também preserva sua privacidade e identidade em todos os momentos com suas soluções imperdíveis.

Entre os principais pacotes de segurança da companhia, há pelo menos três que, certamente, poderão atender a todas as suas necessidades.

No plano Kaspersky Standard, você conta com preço acessível, proteção reforçada com antivírus, anti-malware e anti-ransomware, navegação mais segura no ambiente web, remoção de vírus que já estão presentes no seu computador, além de sistemas antiphishing, de detecção de stalkerware e proteção contra ameaças digitais.

O plano ainda inclui proteção para pagamentos em softwares ou sites de internet banking, fornece o modo não perturbe, limpeza de espaço no dispositivo, otimização de desempenho e um gerenciamento de aplicativos.

kaspersky antivirusA Kaspersky possui pelo menos três planos com preços acessíveis para te ajudar a ter mais privacidade online. (GettyImages/Reprodução)

E não para por aí, não, pois os planos Kaspersky Plus e Kaspersky Premium trazem ainda mais proteção, segurança e privacidade com o monitor de integridade do disco rígido, VPN rápida e ilimitada, gerenciador de senhas, verificador de vazamento de dados e suporte remoto de TI, para que você consiga ter ajuda nos momentos mais difíceis.

Para contratar qualquer um desses planos repletos de serviços e produtos de grande proteção, não deixe de acessar agora mesmo a plataforma da Kaspersky!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.