6 avanços da Inteligência Artificial que até parecem mentira

3 min de leitura
Imagem de: 6 avanços da Inteligência Artificial que até parecem mentira
Imagem: GettyImages

Rapidamente incorporadas ao nosso cotidiano, as tecnologias orientadas por Inteligências Artificiais tiveram um grande salto nos últimos anos. Curiosamente, muitas dessas plataformas pareciam algo extremamente distante da nossa realidade.

O TecMundo reuniu seis exemplos de ferramentas orientadas por IA que surpreenderam até figuras como Bill Gates, cofundador da Microsoft. Do ChatGPT ao Google Duplex, confira as tecnologias que até parecem mentira:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

ChatGPT e demais chatbots

ChatGPT já é considerado a maior evolução tecnológica em décadas.ChatGPT já é considerado a maior evolução tecnológica em décadas.Fonte:  GettyImages 

ChatGPT da OpenAI e outras plataformas de processamento de linguagem natural com IA é um dos principais exemplos de avanço tecnológico. Em voga desde o final de 2022, os chatbots impressionam ao executar tarefas complexas em poucos minutos.

Essas IAs criam textos, realizam contas, respondem perguntas e até escrevem códigos de programação. Tudo isso com um grau de profundidade maior do que os atuais assistentes de voz (Siri, Alexa, Google Assistente).

Embora ainda tenha muito a evoluir, os chatbots têm potencial para mudar a maneira como vivemos, trabalhamos e nos comunicamos. Para especialistas, essa será uma evolução tecnológica tão impactante quanto a criação da internet e dos smartphones.

Imagens criadas por IA

DALL-E consegue transformar conceitos em textos em imagens.DALL-E consegue transformar conceitos em textos em imagens.Fonte:  GettyImages 

Já pensou em usar a IA para converter textos em imagens? Atualmente, o DALL-E e o Midjourney são os principais exemplos de ferramentas capazes de realizar essa tarefa.

Através das instruções enviadas pelos usuários – os prompts –, os geradores de imagens podem criar artes originais. Com isso, as pessoas conseguem obter desde obras conceituais e abstratas até “traduzir” descrições de cenários de livros de fantasia.

Contudo, ambas ferramentas ajudaram a criar recentes virais e fake news. Basta lembrar das fotos do Papa Francisco em situações inusitadas e das imagens da “prisão” do ex-presidente americano Donald Trump.

Filtros inteligentes

Função Eye Contact da Nvidia é um exemplo de um filtro inteligente com IA.Função Eye Contact da Nvidia é um exemplo de um filtro inteligente com IA.Fonte:  Nvidia/Divulgação 

Combinadas com algoritmos, as IAs podem criar filtros inteligentes de áudio e vídeo. Um exemplo simples é o isolamento de ruídos externos captados por microfones de certos modelos de fones de ouvido, deixando o som mais limpo para quem está do outro lado.

Indo para um patamar mais elevado, a Nvidia surpreendeu ao lançar a função Eye Contact para o app Broadcast. A ferramenta possibilita que criadores mantenham o olhar fixo para a câmera quando estão gravando um vídeo… mesmo quando não estão olhando.

Usando IA, o efeito “simula” o contato visual do profissional ao reproduzir a cor real da íris e outros detalhes. Segundo a marca, o objetivo é facilitar a vida dos usuários para poderem ler os roteiros durante a gravação.

Deepfakes

A tecnologia Deepfake pode "transformar" os usuários em outras pessoas.A tecnologia Deepfake pode "transformar" os usuários em outras pessoas.Fonte:  GettyImages 

Auxiliadas por IA, as técnicas de deepfake tem o objetivo de alterar conteúdos audiovisuais. Basicamente, as ferramentas de aprendizado profundo criam efeitos visuais que substituem o rosto e a voz de uma pessoa.

A tecnologia vem sendo aplicada na área da educação, da saúde e, de forma criativa, na publicidade. Criando cenários interativos para estudos, treinamentos ou ações publicitárias, atores podem interpretar desde potenciais clientes/pacientes até figuras históricas.

Infelizmente, o deepfake também virou ferramenta de pessoas mal intencionadas. Por exemplo, especialistas alertam sobre o uso da tecnologia para materiais difamatórios, fraude de identidade e disseminação de fake news.

Tradução em tempo real

Algumas ferramentas orientadas por IA quebram as barreiras linguísticas. Plataformas e extensões, como o EzDubs, são usadas para traduzir simultaneamente conteúdos em vídeos em diferentes línguas.

Assim, os usuários podem assistir a uma entrevista “dublada” para o próprio idioma no YouTube ou outro site de streaming. Outro destaque é que certos apps e extensões para navegadores conseguem traduzir em tempo real até transmissões ao vivo.

Plataformas de reuniões online, como Zoom, Google Meet e Microsoft Teams, também oferecem recursos de tradução em tempo real com legendas geradas por IA. Algo essencial para colaboradores de empresas multinacionais.

Google Duplex

As IAs podem ser úteis para automatizar certas tarefas cotidianas. Um exemplo disso é o Google Duplex, tecnologia de linguagem natural usada para realizar diferentes tipos de ligações, como agendar compromissos ou atualizar dados.

Segundo a big tech, a plataforma pode interagir com pessoas e entender falas dinâmicas. Atualmente, a ferramenta auxilia as empresas a ter maior contato com clientes e oferecer um atendimento “rápido, simples e natural”.

Criado em 2018, o Google Duplex foi essencial no início da pandemia de Covid-19 em 2020. A IA atuou organizando o grande volume de informações sobre os serviços e formas de entrega fornecido pelos estabelecimentos comerciais em países selecionados.

Qual tecnologia IA você pretende adotar na sua rotina? Compartilhe esse conteúdo com outras pessoas que ainda desconfiam que esses avanços tecnológicos são reais!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.