Dall-E: veja as criações mais bizarras do gerador de imagens por IA

2 min de leitura
Imagem de: Dall-E: veja as criações mais bizarras do gerador de imagens por IA
Imagem: Dall-E/Reprodução

O Dall-E Mini é uma ferramenta já conhecida pela internet há algum tempo. Utilizando inteligência artificial (IA), o sistema cria imagens a partir de textos aleatórios e conceitos que podem ser misturados.

Criado por Boris Dayma, que é engenheiro de machine learning, e Pedro Cuenca, programador, o site que dá voz à imaginação e materializa pensamentos como “Demogorgon (de Stranger Things) jogando basquete”.

O assunto viralizou nas redes sociais nas últimas semanas e foram até mesmo criadas páginas específicas que mostram resultados de criações dos usuários. Confira, abaixo, as imagens mais bizarras criadas pelo Dall-E Mini:

O TecMundo também "brincou" com a plataforma. Confira as imagens na galeria a seguir:

Como funciona o DALL-E Mini?

Boris Dayma define o DALL-E Mini como um modelo de IA que utiliza “milhões de imagens da internet e suas legendas associadas”. O sistema se baseia nesse grande banco de dados para representar figuras já conhecidas e também para imaginar como seriam combinações que nunca foram representadas visualmente.

A ferramenta, que é gratuita e ainda está em evolução e desenvolvimento, tem como base as soluções propostas pela OpenAI, uma instituição sem fins lucrativos que opera pesquisas em IA pelo mundo.

Apesar de parecer bastante interessante, o Dall-E Mini tem várias limitações. A primeira pode ser considerada o tempo para gerar imagens, já que alguns resultados demoram alguns minutos para aparecer. O tráfego da plataforma é outro limitante, já que é muito comum que os usuários encontrem uma mensagem de erro ao tentar fazer qualquer brincadeira na página.

DALL-E MiniMensagem de erro no DALL-E Mini

Além disso, o sistema tem vieses bastante importantes. Os criadores ressaltam que “embora as capacidades dos modelos de geração de imagens sejam impressionantes, elas também podem reforçar ou exacerbar preconceitos sociais”.

Sobre essa questão, Dayma e Cuenca explicam que o modelo foi treinado com dados não filtrados que estão espalhados pela internet e que, por isso, podem ser geradas imagens que contêm estereótipos contra minorias.

Os especialistas dizem que estão trabalhando para analisar a natureza dessas limitações e vieses do Dall-E Mini e que documentarão o resultado assim que tiverem respostas concretas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.