O que é Midjourney e como usar para criar artes com IA?

2 min de leitura
Imagem de: O que é Midjourney e como usar para criar artes com IA?
Imagem: Stir World

Em pleno 2022, ano da tecnologia, e a gente ainda continua se impressionando com as possibilidades que a inteligência artificial é capaz de entregar. A bola da vez são os aplicativos que geram imagens e artes a partir de textos. O mais famoso deles é o DALLE-2, mas neste texto vamos nos ater ao seu concorrente direito que está dando o que falar, o Midjourney.

Ainda tem muito usuário por aí 'caçando' imagem no Google ou quebrando a cabeça para criar logotipos, vetores, entre outras coisas. Agora essa tarefa pode se tornar um pouco mais simples e intuitiva com apenas alguns dígitos dentro de um prompt de comando.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mas afinal, o que é o Midjouney?

Resumindo a ópera, o Midjourney é um novo gerador de texto para imagem gerido por inteligência artificial. A ferramenta opera dentro do Discord e funciona de forma colaborativa. Deste modo, as criações são disponibilizadas para todos que estiverem dentro do grupo onde as artes foram criadas.

Mas em comparação direta ao DALLE, que renderiza imagens de uma forma mais realista, o Midjourney é voltado para a reprodução baseada em diferentes estilos de artes, ou seja, tem uma pegada mais criativa e abstrata, enquanto seu rival busca fidelidade ao texto interpretado. O usuário do Twitter fabians.eth demonstrou essa interessante comparação abaixo:

E como funciona o Midjourney?

Para começar a usar, basta apenas uma inscrição no site da ferramenta. Em seguida, é só aceitar o convite que lhe é enviado por e-mail.

Depois de confirmar seu endereço, você começa a utilizar o Midjourney dentro do Discord por meio de prompts de comando. Mas é bom saber que a IA pode levar algum tempo para renderizar o seu pedido, viu? Ainda mais por se tratar de uma versão beta.

A partir daí, é possível que o usuário use o Discord Midjourney para compartilhar ideias com outras pessoas, servindo até mesmo para auxiliar em trabalhos artísticos.

Um dos pontos interessantes é que a inteligência artificial da ferramenta é capaz de entregar um conjunto de artes, permitindo que o usuário escolha a imagem que mais lhe agrade.

Neste exemplo, o Diretor de Arte 3D Roman Yermakov, do site Stepico, pediu para que o Midjourney gerasse uma "cidade triste e chuvosa". Tempo depois, a ferramenta entregou para ele resultados simplesmente impressionantes! Veja abaixo:

  Stepico 

Já o designer Kaveh Najafian atravessou as fronteiras entre o real e o irreal para criar espreguiçadeiras baseadas na mitologia finlandesa. Os resultados são fantásticos! (e um pouco esquisitos, mas ainda sim muito bom). Veja:

Fonte:  designboom 

  designboom 
  designboom 

Pagando por sigilo: segurança de dados no Midjourney

O que pode ser uma vantagem para uns, pode ser um incômodo para outros. Embora deixe a privacidade de lado e permita que as artes sejam consultadas por outros usuários, é possível que o usuário compre uma assinatura privada para usar o Midjourney por modo de mensagens confidenciais.

Assim é possível que o assinante pire o cabeção sem que seja constrangido por outros usuários na plataforma. E aí, gostou da ferramenta? Entre nas nossas redes sociais e deixe seu comentário sobre o assunto!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.