GPT-4 é nova plataforma do ChatGPT que aceita imagens e supera humanos

1 min de leitura
Imagem de: GPT-4 é nova plataforma do ChatGPT que aceita imagens e supera humanos
Imagem: OpenAI/Reprodução

A OpenAI anunciou nesta terça-feira (14) o GPT-4, uma evolução do GPT-3.5, plataforma de inteligência artificial que dá base para o funcionamento do ChatGPT. Dentre os diferenciais em relação ao modelo anterior, o GPT-4 também aceita inputs de imagens e apresenta performance acima da humana em atividades acadêmicas e profissionais.

A solução foi apresentada como o mais novo "marco" da empresa no quesito desenvolvimento de deep learning. O grande modelo multimodal consegue, por exemplo, passar em um “exame simulado da ordem com uma pontuação entre os 10% melhores candidatos; em contraste, a pontuação do GPT-3.5 ficou em torno dos 10% inferiores”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Os resultados alcançados pelo GPT-4 são “os melhores resultados de todos os tempos (embora longe de serem perfeitos) em factualidade”.

Apesar da evolução, a OpenAI esclareceu que a distinção entre GPT-3.5 e GPT-4 é “sútil”, na prática. Contudo, a organização explicou que a diferença entre as duas aparece em tarefas mais complexas, que é quando o GPT-4 se mostrou “mais confiável, criativo e capaz de lidar com instruções muito mais sutis”.

Treinamento e disponibilidade do GPT-4

Para treinar a ferramenta, foram utilizados o próprio ChatGPT e a Azure, plataforma de cloud computing da Microsoft. O desenvolvimento do GPT-4 foi feito em paralelo com o GPT-3.5 e, como resultado, ele é o “primeiro grande modelo cujo desempenho de treinamento pudemos prever com precisão com antecedência”.

“À medida que continuamos a nos concentrar no dimensionamento confiável, pretendemos aprimorar nossa metodologia para nos ajudar a prever e nos preparar para recursos futuros com cada vez mais antecedência, algo que consideramos crítico para a segurança”, informou a OpenAI.

O GPT-4 já está disponível via ChatGPT e na API da OpenAI (onde é preciso se inscrever na lista de espera).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.