menu
Logo TecMundo
Internet

Imagem feita por IA mostrando prisão de Trump cria grande fake news

Apoiadores e detratores de Donald Trump começaram a divulgar nas redes sociais que o ex-presidente havia realmente sido preso; confira a fake news!

Avatar do(a) autor(a): Carlos Palmeira

schedule22/03/2023, às 08:56

Imagem feita por IA mostrando prisão de Trump cria grande fake newsFonte:

Imagem de Imagem de IA de prisão de Trump cria fake news no tecmundo

Imagens produzidas por Inteligência Artificial (IA) mostrando Donald Trump sendo preso estão viralizando na internet como se fossem reais. A fake news está sendo espalhada nas redes sociais tanto por apoiadores quanto por detratores do ex-presidente dos Estados Unidos.

As fotos foram produzidas por Eliot Higgins, criador do Bellingcat, um coletivo independente de pesquisadores, investigadores e jornalistas cidadãos. Ele divulgou o trabalho na segunda-feira (20) e tudo começou a circular como se fosse verdade ontem (21).

smart_display

Nossos vídeos em destaque

De acordo com Higgins, ele utilizou o Midjourney para fazer a brincadeira, que mostra o empresário bilionário resistindo ao ato dos policiais. Confira abaixo as imagens:

— Eliot Higgins (@EliotHiggins) March 20, 2023

Com um olhar mais atento é possível perceber que apesar de muito bem feitas, o trabalho da IA não é perfeito. Além de não ser possível ler o que está escrito na farda dos agentes, há rostos e mãos com formatos bastante esquisitos.

Possível prisão de Trump

A brincadeira feita por Higgins viralizou nas redes sociais porque utilizou uma própria fala de Donald Trump. Ele divulgou recentemente que a justiça dos Estados Unidos supostamente o prenderia ontem (21).

"Vazamentos ilegais de um escritório do promotor distrital corrupto e altamente político de Manhattan... indicam que, sem que nenhum crime possa ser provado, na terça-feira da próxima semana [serei preso]", publicou Trump na rede social Truth Social. "Protestem, tomem nossa nação de volta!", acrescentou o ex-líder.

As falas foram o suficiente para que apoiadores começassem a se mobilizar contra a suposta prisão. As fotos produzidas pelo Midjourney acabaram servindo para que a mobilização aumentasse, já que muita gente compartilhou as imagens como se fossem verdadeiras.

— Ajeet Kumar (@Ajeet1994) March 22, 2023
— birdybruh.eth ( ??) (@Birdy_Bruh) March 21, 2023

— Muhammad Imran (@Muhamma65550151) March 22, 2023

— erén ?? (@BEYAWONCE) March 21, 2023

— Buttcrack Sports (@ButtCrackSports) March 21, 2023

Processo contra Donald Trump

Donald Trump responde a um processo de suborno da atriz pornográfica Stormy Daniels. Em 2016, ele pagou US$ 130 mil para que Daniels não revelasse um caso que eles tiveram em 2006, quando Trump já era casado com Melania Trump.

Apesar de o pagamento pelo silêncio não ser considerado crime, o ex-presidente declarou a transação como "honorários advocatícios", o que equivale a falsificação de registros, de acordo com promotores.