Windows 11: como criar um pendrive via Rufus para driblar requisitos

2 min de leitura
Imagem de: Windows 11: como criar um pendrive via Rufus para driblar requisitos
Imagem: Shutterstock

O Rufus é um aplicativo que tem ajudado usuários de computadores mais antigos a atualizarem seu sistema operacional para o Windows 11 mesmo sem suporte a TPM 2.0 e Secure Boot. Ele permite criar um pendrive de instalação usando a imagem ISO (Imagem do Disco) original, mas "quebrando" a necessidade que o novo sistema da Microsoft tem desses requisitos oficiais.

A primeira grande atualização do Windows 11 (22H2) também  trará algumas exigências que podem dificultar sua instalação em determinados dispositivos, como conexão com a internet e uma conta da Microsoft (MSA) válida, além de requisitos mínimos de memória RAM e armazenamento. Porém, de acordo com os desenvolvedores, a versão mais recente do Rufus (3.19) permite contornar todos esses obstáculos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com tudo isso dito, o TecMundo vai te ensinar a criar um pendrive de instalação do Windows 11 através do Rufus, caso você precise driblas os requisitos oficiais da Microsoft.

Como criar um pendrive de instalação com o Rufus

1 - Antes de qualquer coisa, você deve baixar a ISO oficial do Windows 11 no site da Microsoft ou pelo aplicativo "MediaCreationToolW11",  que também é oficial da empresa. No site, escolha a opção disponível "Windows 11 (multi-edition ISO)" e o idioma em que quer o produto.

Esse download pode demorar um pouco.

A ISO é um arquivo único onde estão todos os dados de um CD, DVD ou outro tipo de disco. Ela é disponibilizada oficialmente pela Microsoft. (Microsoft)A ISO é um arquivo único onde estão todos os dados de um CD, DVD ou outro tipo de disco. Ela é disponibilizada oficialmente pela Microsoft. (Microsoft)Fonte:  Microsoft 

2 - Com a ISO do Windows 11 já salva em alguma pasta do seu computador, faça o download e execute o Rufus 3.19. Você pode baixar o app através da Microsoft Store ou pela página oficial do Rufus.

Rufus é uma ferramenta que ajuda a formatar e criar flash drives USB bootáveis. Ele não tem um processo de instalação - uma vez baixado, ele pode ser executado rapidamente. (Rufus)Rufus é uma ferramenta que ajuda a formatar e criar flash drives USB bootáveis. Ele não tem um processo de instalação - uma vez baixado, ele pode ser executado rapidamente. (Rufus)Fonte:  Rufus 

3- Entre as opções da parte superior do Rufus, vá no campo Dispositivo e escolha o seu pendrive ou outro drive USB. É importante avisar que o dispositivo será formatado, então faça um backup se tiver arquivos que queira guardar.

4 - Em seguida, você vai adicionar a ISO do Windows 11 à fórmula pelo botão SELECIONAR.

Interface do Rufus para criar seu dispositivo de instalação. (TecMundo)Interface do Rufus para criar seu dispositivo de instalação. (TecMundo)Fonte:  TecMundo 

5 - No campo "Opções da Imagem", você deve selecionar "Extended Windows 11 Installation (no TPM/no Secure Boot/8GB- RAM)". Essa é a forma certa para você criar um pendrive de instalação sem os requisitos oficiais do sistema operacional.

O nome indica 8GB de RAM, mas vai funcionar em computadores com menos que isso sem problemas.(Adrenaline)O nome indica 8GB de RAM, mas vai funcionar em computadores com menos que isso sem problemas.(Adrenaline)Fonte:  Adrenaline 

6 - Em "Nome do volume", você pode dar um nome que deixe mais claro o tipo de arquivo que está preparando, como "Windows11semTPM" "Win11install" ou o que quiser. Se não se importar com esse tipo de coisa, pode deixar o que está por padrão.

7 - Com tudo selecionado e preenchido, basta clicar em INICIAR. Seu pendrive será criado, e a velocidade do processo vai depender do seu hardware. Mas com certeza alguns minutos irão passar.

Interface do Rufus para criar seu dispositivo de instalação. (TecMundo)Interface do Rufus para criar seu dispositivo de instalação. (TecMundo)Fonte:  TecMundo 

Com esse tutorial, você terá seu pendrive de instalação sem a necessidade dos requisitos oficiais das Microsoft para o Windows 11. É importante mencionar que a empresa não recomenda esse processo, já que estaria descartando camadas extras de segurança para o seu computador.

O update do Windows 11 22H2 deve chegar aos computadores no segundo semestre deste ano. Ainda não há uma data oficial, mas a Microsoft deixou escapar que isso pode acontecer "até 5 de setembro".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.