Windows 11 completa um ano de anúncio; veja as melhores features

3 min de leitura
Imagem de: Windows 11 completa um ano de anúncio; veja as melhores features
Imagem: A9 STUDIO/Shutterstock

Em 24 de junho de 2021, a Microsoft oficializou o anúncio do tão especulado Windows 11. Há um ano, o produto era apresentado como o sistema operacional mais seguro e veloz da história da marca.

Com um visual minimalista, o software chamou bastante a atenção pela estética mais moderna e inspirada no instinto Windows 10X. O SO mais popular do mundo também trouxe funcionalidades de desempenho e muito mais integração com outros sistemas.

Completando um ano desde o anúncio, quais foram as melhores novidades que o Windows 11 apresentou até agora? O TecMundo relembra, abaixo, quais as features mais interessantes do sistema operacional e o que ele ainda promete para o futuro.

Novos widgets

Os novos widgets do Windows 11 estão mais dinâmicos, mais diversos e apresentam uma gama de configurações diferentes. É possível fixar, desafixar, organizar, redimensionar e personalizar escolher cartões de conteúdo sobre notícias, clima, trânsito, cotações, calculadora e muito mais.

E uma das boas novidades neste quesito foi a possibilidade de utilizar widgets de terceiros, que foi anunciada pela Microsoft no mês passado. De acordo com a gigante da tecnologia, a integração será realizada ainda em 2022.

Windows 11

Modo Foco

O Windows 11 ganhou como uma boa novidade o Modo Foco. Presente em sistemas operacionais como o iOS 15, a configuração auxilia o usuário a se manter concentrado em atividades importantes.

O recurso, que minimiza as distrações, garante que um temporizador de foco na tela, ativa o “Não incomodar”, evita que aplicativos da barra de tarefas pisquem, desativa notificações de selo em aplicativos na barra de tarefas e mais.

Além disso, o Foco também se integra ao Relógio com recursos como um temporizador de foco e integração de música.

Modo Foco

Funcionalidades gamers

No evento de anúncio do Windows 11, a Microsoft utilizou uma parte da apresentação para falar sobre como o SO foi desenvolvido pensando nos jogadores. Para provar isso, a companhia explicou ter introduzido no software a mesma tecnologia da arquitetura Xbox Velocity, que está presente no Xbox Series.

A partir do DirectStorage, a funcionalidade permite que o Windows 11 consiga descomprimir recursos do jogo pela GPU sem precisar sobrecarregar o processador, dando um grande ganho de performance e menores tempos de carregamento dos games.

O lado “gamer” do SO também fez com que ele tivesse o Auto HDR (que implementa automaticamente as melhorias de High Dynamic Range) e ainda o serviço Xbox Game Pass integrado.

Menu Iniciar centralizado

No quesito visual, uma das maiores novidades do Windows 11 é o Menu Iniciar. Sem muitas alterações de funcionalidade, ele chamou a atenção porque passou a ser configurado de maneira nativa no centro da tela, assim como acontece no rival Linux.

A Microsoft defendeu a mudança dizendo que deixar o principal menu do software no centro deixa seu uso mais prático e muito mais ágil. O site Windows Lastest chegou a revelar ainda que a marca enviou e-mails para usuários dizendo que centralizou o Iniciar por causa do feedback e pedidos dos próprios usuários.

Windows 11

Apps android

Se a questão sobre a centralização do Menu Iniciar foi controversa, já que muita gente preferiu voltar o menu para à esquerda, não há nenhuma polêmica sobre essa novidade. A revelação de que o Windows 11 teria acesso nativo à plataforma Android deixou muita gente feliz pelas possibilidades.

O sistema operacional mais recente da Microsoft permite que as pessoas executem aplicativos da plataforma Android que estão disponíveis na Amazon Appstore, diretamente da nova Windows Store.

Para fazer essa pequena “gambiarra”, o Windows 11 utiliza a tecnologia Intel Bridge. Ela permite que a linguagem dos apps desenvolvidos na plataforma do Google sejam traduzidas para a arquitetura x86.

Windows 11

O futuro: Windows 11 22H2

Com um ano desde o seu anúncio e quase 9 meses disponível para os usuários, o Windows 11 ainda tem muito chão pela frente. Uma das novidades mais aguardadas é a atualização 22H2, que está prometida para chegar no segundo semestre deste ano.

Windows 22H2

O update já está em testes e, apesar de todas as features não terem sido completamente reveladas, já é possível saber algumas das novas funcionalidades. A atualização 22h2 deve apresentar a nova área de transferência inteligente, recursos como apagar os ícones da Área de Notificação, melhorias no Área de Trabalho, abas no Explorador de Arquivos e Gerenciador de Tarefas com novo visual, além de correções de bugs e otimizações.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.