Windows 11 vai ganhar novos recursos de acessibilidade

1 min de leitura
Imagem de: Windows 11 vai ganhar novos recursos de acessibilidade
Imagem: Microsoft/Divulgação

A Microsoft anunciou nesta terça-feira (10) a chegada de novos recursos de acessibilidade ao Windows 11, tornando o sistema operacional ainda mais abrangente. Apresentadas durante a abertura da Ability Summit 2022, evento que discute a inclusão na tecnologia, algumas destas funções são encontradas atualmente na versão beta do software.

Disponíveis para os testadores do programa Insider, as legendas ao vivo estão entre as funcionalidades reveladas pela gigante de Redmond que serão lançadas para o público em geral. O recurso possibilita transcrever, em tempo real, o conteúdo falado de qualquer áudio, gerando legendas automaticamente e que podem ser movidas para diferentes áreas da tela.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Legendas ao vivo.Legendas ao vivo.Fonte:  Microsoft/Divulgação 

Para ajudar quem possui dificuldade em usar o teclado e o mouse, a big tech apresentou melhorias no acesso por voz, simplificando os comandos para abrir programas, acessar funções e muito mais. Outra ferramenta que passou por aprimoramentos foi o Narrador, ganhando vozes mais naturais para auxiliar pessoas cegas.

Novas opções de vozes no Narrador do Windows 11.Novas opções de vozes no Narrador do Windows 11.Fonte:  Microsoft/Divulgação 

Também há novidades relacionadas ao Modo Foco do Windows 11, desenvolvidas para ajudar as pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Segundo a Microsoft, a função pode ser ativada na Central de Controle do sistema, ocultando notificações para aumentar a concentração, além de ganhar um novo modo com timer integrado.

Acessibilidade no Edge

No evento que discute a acessibilidade na tecnologia, a big tech relembrou algumas funções recém-lançadas para o Microsoft Edge, reforçando o compromisso de tornar a internet mais acessível para todos. Uma delas é a descrição automática de imagens, capaz de auxiliar pessoas com deficiência visual a navegar pela web.

O recurso, revelado em março e agora ampliado para toda a base de usuários do browser, utiliza um algoritmo que gera texto automaticamente em imagens sem nenhuma descrição. A ferramenta pode ser habilitada nas configurações do navegador da Microsoft.

As funções de leitura em voz alta e leitura imersiva são outras adições recentes em termos de tecnologia assistiva, auxiliando internautas com algum problema auditivo e aqueles com dificuldade de concentração, respectivamente.

Já o Editor integrado ao Edge é uma função desenvolvida para melhorar as habilidades de escrita, facilitando a busca por erros gramaticais e ortográficos, revisando automaticamente os textos editados no browser.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.