7 novidades que devem chegar ao WhatsApp em 2022

2 min de leitura
Imagem de: 7 novidades que devem chegar ao WhatsApp em 2022
Imagem: Unsplash

Muitas funcionalidades chegaram no WhatsApp no último ano. Entre o criador de figurinhas e a possibilidade de utilizar uma mesma conta do aplicativo em múltiplos dispositivos, o mensageiro mais popular do Brasil recebeu diversas novidades durante o ano de 2021.

Para 2022, separamos outras ferramentas que deverão ser disponibilizadas ao longo do ano para os usuários da plataforma. Confira sete novidades que chegarão no WhatsApp, incluindo algumas muito esperadas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1. Mais de um celular

(Fonte: Pexels/Reprodução)(Fonte: Pexels/Reprodução)Fonte:  Pexels 

O vazamento de uma versão 2.0 do recurso de múltiplos dispositivos indica a possibilidade de adicionar mais um aparelho móvel na mesma conta. As mensagens seriam baixadas do servidor, de maneira que o celular principal não precisaria ficar conectado à internet o tempo todo. Ao vincular o seu segundo dispositivo móvel pela primeira vez, o app também sincroniza o histórico de bate-papo, processo protegido pela criptografia de ponta a ponta.

Leia mais: WhatsApp poderá ser usado em mais de um celular futuramente;

2. Comunidades

(Fonte: WABetaInfo/Reprodução)(Fonte: WABetaInfo/Reprodução)Fonte:  WABetaInfo 

Ao que parece, as comunidades do WhatsApp devem funcionar similarmente aos canais do Discord, onde será possível criar uma comunidade para um objetivo geral e pequenos grupos para objetivos específicos. Por exemplo, uma comunidade é criada para uma disciplina da escola ou faculdade, onde estarão vinculados grupos menores das turmas, permitindo um maior controle de gerenciamento dos administradores.

3. Criptomoedas

(Fonte: Stephane Kasriel/Twitter/Reprodução)(Fonte: Stephane Kasriel/Twitter/Reprodução)Fonte:  Stephane Kasriel 

O WhatsApp permitirá que usuários recebam e enviem criptomoedas pela plataforma nos Estados Unidos, através de uma parceria com a Novi — carteira digital do Facebook. Segundo o CEO da empresa, Stephane Kasriel, a ideia é expandir a possibilidade de transferência para mais países a partir do feedback dos usuários que participaram dos testes em dezembro.

4. Transcrição de áudios

(Fonte: Pexels/Reprodução)(Fonte: Pexels/Reprodução)Fonte:  Pexels 

Segundo testes realizados no app, o WhatsApp estaria trabalhando na opção de áudios gravados pelo aplicativo acompanharem uma transcrição. O recurso estaria sendo testado inicialmente para aparelhos iOS, utilizando o reconhecimento de fala do dispositivo. Neste caso, somente os servidores da Apple teriam acesso aos áudios. Os textos seriam salvos no banco de dados da conta do WhatsApp, para serem lidas em outros momentos.

5. Reações de mensagens

(Fonte: Unsplash/Reprodução)(Fonte: Unsplash/Reprodução)Fonte:  Unsplash 

Previsto desde agosto, as reações de mensagens no WhatsApp devem chegar neste ano. Assim como Facebook Messenger, Instagram e iMessage, o recurso permitirá reações rápidas a uma mensagem, utilizando qualquer emoji disponível no dispositivo.

6. Atalho para respostas rápidas

(Fonte: WABetaInfo/Reprodução)(Fonte: WABetaInfo/Reprodução)Fonte:  WABetaInfo 

O WhatsApp adicionou um atalho de respostas rápidas para usuários que participam do programa de testes. O novo botão substitui o antigo atalho “/”, que levava para as respostas rápidas cadastradas na versão Business do aplicativo. O recurso está sendo testado nas versões para iOS e Android, mas não tem previsão para chegar na versão comum do aplicativo.

7. Administradores poderão deletar mensagens

(Fonte: WABetaInfo/Reprodução)(Fonte: WABetaInfo/Reprodução)Fonte:  WABetaInfo 

Um dos testes do app indica que em breve administradores de grupos do WhatsApp poderão deletar mensagens. A empresa estaria trabalhando em maneiras de aumentar os poderes dos responsáveis e até mesmo aumentar a moderação nos grupos na plataforma.

E aí, qual novidade você quer ver no WhatsApp em 2022? Deixe sua opinião nos comentários!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.