WhatsApp: veja os 9 melhores recursos lançados em 2021

3 min de leitura
Imagem de: WhatsApp: veja os 9 melhores recursos lançados em 2021
Imagem: Pixabay

O mensageiro WhatsApp teve um 2021 conturbado, com altos e baixos. No lado negativo, ele continua ligado a esquemas de spam, golpes virtuais e espalhamento de desinformação — sem contar o escândalo da mudança dos Termos de Privacidade, que desabilitaria o mensageiro nos celulares de quem não aceitasse a novidade e obrigou a empresa a recuar da mudança.

Já no lado positivo foram várias as novidades que melhoraram a experiência do usuário, seja no aplicativo para dispositivos móveis Android e iOS, seja na versão desktop  ou web. A seguir, separamos algumas dessas novidades que colocaram o mensageiro mais popular do Brasil nas manchetes dos últimos meses.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1. Autenticação na versão web

Uma das primeiras novidades do mensageiro para 2021 foi a adição de desbloqueio por digital, rosto ou íris para o WhatsApp Web, que é a versão para navegadores do aplicativo.

A nova autenticação.A nova autenticação.Fonte:  WhatsApp 

A novidade apresenta mais segurança no pareamento com outros dispositivos e vai além da simples leitura de um QR code. A escolha da modalidade de desbloqueio depende das funções que estão disponíveis no seu smartphone, sem que o app faça o armazenamento desses dados no servidor.

2. Conexão em múltiplos dispositivos

Um dos recursos mais pedidos pela comunidade foi atendido em 2021. Trata-se da possibilidade de efetuar e manter o login em múltiplos dispositivos, o que permite a você não precisar parear a todo momento a conta entre um celular e um computador, por exemplo.

A conexão múltipla.A conexão múltipla.Fonte:  WhatsApp Blog 

A novidade funciona em até 4 aparelhos simultaneamente, e as mensagens são sincronizadas em tempo real. Dispositivos sem registro de login em 2 semanas são desconectados para aumentar a segurança.

3. Acelerar áudio

Muita gente simplesmente não consegue mais pensar em ouvir áudios longos do WhatsApp sem essa função. A possibilidade de acelerar a reprodução de mensagens de voz no mensageiro foi liberada em maio de 2021, com a possibilidade de aumentar a velocidade em 1,5x ou 2x.

As opções de aceleração.As opções de aceleração.Fonte:  TecMundo 

4. Mensagens temporárias

Uma das funções mais populares do rival Telegram finalmente chegou ao WhatsApp. Trata-se do envio de mensagens temporárias, que se autodestroem depois de um tempo pré-configurado pelo usuário.

A configuração das mensagens que somem.A configuração das mensagens que somem.Fonte:  WhatsApp 

Com a novidade, momentos particulares ou dados sensíveis podem ser compartilhados por tempo limitado, apagado completamente do sistema e do aparelho de ambos os envolvidos. Isso pode acontecer após uma visualização ou uma janela de tempo escolhida pelo remetente.

5. Sistema de pagamentos

É verdade que o sistema de pagamentos que permite o envio de dinheiro pelo WhatsApp não ficou popular, especialmente pela concorrência de serviços como o Pix, mas a plataforma finalmente conseguiu lançar o recurso em 2021.

O sistema de pagamentos.O sistema de pagamentos.Fonte:  WhatsApp 

Foi difícil tirar a novidade do papel: o Banco Central do Brasil suspendeu o recurso após o anúncio e só fez a liberação meses depois. Além da possibilidade, que é bastante intuitiva e ligada à carteira digital do Facebook, um botão de atalho foi adicionado ao chat. Só Brasil e Índia, por enquanto, têm acesso à novidade.

6. Backup criptografado

Em privacidade e segurança, o WhatsApp começou a disponibilizar no segundo semestre a criptografia também nos backups, armazenando com mais segurança as conversas e as mídias que podem ser usadas para recuperar chats e por quem está trocando de aparelho.

O novo backup protegido.O novo backup protegido.Fonte:  WhatsApp 

Ele também é de ponta a ponta, ou seja, sem intercepção possível por terceiros, com a chave de 64 dígitos armazenada apenas no dispositivo.

7. Transferência de conversas

Em setembro, o WhatsApp começou a implementar uma função que ainda precisa melhorar muito, mas ao menos ganhou os primeiros passos. Trata-se da transferência de conversas que faz a migração de mensagens e arquivos de áudio, fotos e vídeos de quem está trocando de celular.

A transferência de chats.A transferência de chats.Fonte:  WhatsApp 

O problema? Por enquanto, isso só funciona de dispositivos iOS para aparelhos Samsung com a versão 10 ou posterior do Android.

8. Guia de Negócios

Outro recurso que está em expansão é o diretório de negócios nas proximidades do usuário que utilizam o WhatsApp Business como forma de contato.

A busca por locais próximos.A busca por locais próximos.Fonte:  WhatsApp 

A novidade foi lançada apenas em São Paulo por enquanto, mas é uma boa forma de você encontrar restaurantes, lojas e outros estabelecimentos próximos. A função deve ser expandida para mais locais ainda em 2022.

9. Sugestão de figurinhas

O seu acervo de figurinhas (stickers) do WhatsApp está curto e você não encontrou o adesivo que desejava para enviar em uma conversa?

A sugestão de stickers.A sugestão de stickers.Fonte:  WhatsApp. 

Em novembro deste ano, o mensageiro ganhou a opção de busca e sugestão de stickers, que usa termos para listar as melhores opções para você enviar (e depois salvar para uso posterior).

Alguma novidade do WhatsApp que você curtiu ficou de fora da lista? Qual é a função que você gostaria de ver no mensageiro em 2022? Deixe a sua contribuição nos comentários!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.