WhatsApp lança backup criptografado no Android e iOS

1 min de leitura
Imagem de: WhatsApp lança backup criptografado no Android e iOS
Imagem: guteksk7/Shutterstock

O WhatsApp anunciou que a criptografia de ponta a ponta nos backups começa a ser disponibilizada nesta quinta-feira (14) para smartphones Android e iOS. Com a ferramenta, os usuários poderão optar por proteger os arquivos e as mensagens na hora de realizar o backup na nuvem do Google Drive ou iCloud.

Apesar da disponibilização a partir de hoje, a empresa explicou que o recurso chegará gradualmente para os usuários do mundo todo. "Nenhum outro serviço de mensagens na mesma escala fornece esse nível de segurança para suas mensagens desde o envio e trânsito até o recebimento e armazenamento na nuvem", segundo o comunicado.

A ferramenta garante que as pessoas criem uma senha ou usem uma chave de criptografia de 64 dígitos para manter as informações protegidas. Com a função ativada, nem mesmo o app e o provedor de serviços de backup conseguirão ler as informações.

WhatsAPP

O serviço já havia  revelado a novidade em setembro, quando Mark Zuckerberg, CEO do Facebook (dono do WhatsApp), fez uma publicação sobre o assunto. A tecnologia já estava sendo testada há algum tempo e surgiu como uma espécie de "resposta" aos críticos.

Apesar de manter as conversas com criptografia de ponta a ponta, os especialistas diziam que toda essa segurança "ia por água abaixo" na hora do backup, já que ele era feito de forma tradicional.

Como ativar o backup criptografado

Para ativar a criptografia também no backup dos celulares, basta primeiro acessar o menu "Configurações" do WhatsApp. Depois disso, acesse o menu "Conversas", "Backup de conversas" e selecione a opção "Backup criptografado de ponta a ponta''. Depois disso, será pedido a criação de uma senha ou chave de criptografia.

WhatsApp

No caso de dispositivo com iOS, o usuário também deve desativar o backup no iCloud, já que o serviço continua salvando automaticamente o histórico não criptografado de conversas. Para fazer isso, basta abrir o menu "Ajustes", tocar no seu nome e em seguida em "iCloud". Depois vá em "Gerenciar Armazenamento", "Backups", selecione o seu aparelho e desmarque a opção "WhatsApp".

Como dito, a camada extra de proteção está chegando aos poucos a partir de hoje e, por causa disso, nem todo mundo terá acesso neste momento.

WhatsApp

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.