WhatsApp: 7 funções que chegarão em breve e já estão no Telegram

4 min de leitura
Imagem de: WhatsApp: 7 funções que chegarão em breve e já estão no Telegram
Imagem: AlexandraPopova/Shutterstock

Nesta semana, o WhatsApp finalmente anunciou o lançamento (na versão beta) da função que permite utilizar o app em até quatro dispositivos sem a necessidade de uma conexão com o celular. O recurso era bastante esperado pelos fãs, que apesar de ficarem agraciados, já esperam mais novidades.

A verdade, porém, é que são várias as ferramentas que estão sendo testadas. Antes de serem lançadas para o público geral, como foi o caso da aceleração dos áudios recentemente, tudo é testado primeiro pelos usuários inscritos no programa beta.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mesmo com as várias inovações que o app mais popular do Brasil tem ganhado, muita gente faz questão de ressaltar que o principal concorrente, o Telegram, já possui várias dessas novidades. O método de verificação de número por chamadas, ao invés de mensagens, está sendo testado no "Zap", mas já existe há algum tempo no concorrente, por exemplo.

Por causa disso, o TecMundo resolveu listar outros sete recursos que o WhatsApp ganhará e verificou se o Telegram já os possui. Confira, a seguir, a comparação.

1. Mensagens temporárias

Desde junho, o WhatsApp está desenvolvendo um recurso para que as mensagens fiquem disponíveis apenas temporariamente. Ou seja, depois de certo período, as mensagens que você enviou ou recebeu de alguém sumirão do chat. Os participantes de uma conversa serão notificado quando a função estiver habilitada.

O Telegram já tem?

Sim, o Telegram já possui a função de sumir com mensagens. No app é possível escolher se em determinada conversa as mensagens serão apagadas automaticamente a cada 24 horas ou a cada sete dias.

Telegram

2. Mensagens autodestrutivas

Parecido com o recurso anterior, essa novidade faz com que uma foto ou vídeo recebido por um usuário possa ser visto somente uma vez. Depois de aberto, o arquivo simplesmente é apagado dos registros.

O Telegram já tem?

Sim, o Telegram já tem a função de autodestruir fotos e vídeos. É possível, inclusive, selecionar em quanto tempo o arquivo será destruído depois de visualizado pela primeira vez.

Telegram

3. Escolher a qualidade do vídeo e imagem enviados

Em breve, os usuários do WhatsApp poderão escolher a qualidade das imagens e vídeos que serão enviados para os amigos do chat. De acordo com os testes iniciais, os registros poderão ser enviados em qualidade automática (será detectado qual o melhor tamanho); qualidade alta (melhor qualidade possível) e data saver (qualidade baixa e comprimida para não ocupar muita memória).

WhatsApp

O Telegram já tem?

Sim, o Telegram já tem essas funções. O programa permite a escolha do formato de compressão de vídeos, podendo mandar em baixa, média ou alta qualidade. No caso das imagens, é possível escolher enviar sem compressão ou em formato de arquivo, o que garante a qualidade na íntegra.

4. Encaminhamento de pacotes de stickers

Os tão queridos stickers fazem bastante sucesso no WhatsApp e há algum tempo o app tem dedicado um tempo para melhorar a experiência com eles. Depois de implementar uma busca melhorada dos arquivos, o programa está testando o compartilhamento de pacotes completos de figurinhas com os colegas.

WhatsApp

O Telegram já tem?

Sim, o Telegram já tem essa função. O mensageiro permite o envio de pacotes completos de stickers a partir de um link. Clicando no link, o outro usuário consegue realizar o download dos arquivos e adicionar os stickers em sua galeria.

5. Escutar a mensagem de voz antes de enviar e ondas sonoras

No começo de julho deste ano, o site WABetaInfo publicou que o WhatsApp está testando várias melhorias na mensagem de áudio. As duas principais são a adição das ondas sonoras, que dão uma ideia mais clara sobre os ruídos na mensagem, e também a possibilidade de escutar a mensagem sonora antes de enviar em definitivo. Como outras novidades, ainda não há previsão de quando as ferramentas chegarão para todos os usuários.

O Telegram já tem?

Sim, o Telegram já tem essa função. O aplicativo permite travar o botão de gravação de áudio (assim como seu concorrente) e depois exibe um botão de pausa. O botão serve para interromper a gravação da mensagem e uma revisão, para verificar se o áudio ficou claro e até mesmo para ver se você falou algo que não deveria ter sido dito.

Telegram

6. Preview de links

O WhatsApp já possui uma ferramenta de preview de links, que mostra uma imagem relacionada principalmente a sites de notícias. Contudo, o recurso está sendo melhorado e a ideia é fazer com que o preview comece a funcionar com todos os links, já que atualmente alguns sites não possuem a funcionalidade.

O Telegram já tem?

Sim, o Telegram já tem essa função. O compartilhamento de praticamente todos os sites oferece uma preview bastante interessante. Além de visualizar do que se trata o link, o app azul tem uma ferramenta de "Leitura Rápida", que permite que o usuário dê uma lida no link sem nem mesmo precisar sair do app.

Telegram

7. Arquivar mensagens para sempre

Os participantes do beta do WhatsApp estão testando, já há algumas semanas, a função de arquivar conversas para sempre. Com a ferramenta, os chats deixarão de aparecer na lista de conversas e o usuário não será mais incomodado com notificações, já que as conversas ficarão em uma parte separada do app.

WhatsApp

O Telegram já tem?

Sim, o Telegram já tem essa função. As conversas podem ser arquivadas e ficarão para sempre assim se o usuário desejar. Elas podem ser facilmente desarquivadas com poucos cliques.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.